A agricultura está no epicentro de uma revolução impulsionada pela crescente influência da tecnologia. À medida que a inovação digital reconfigura os alicerces de diversos setores, a indústria agrícola emerge como terreno fértil para transformações significativas. Nesse contexto, a fusão entre a tradição agrícola e as fronteiras tecnológicas redefine tanto as práticas do setor, como as expectativas e possibilidades para o futuro. A inserção cada vez mais profunda de soluções digitais no campo tornou-se uma necessidade vital para atender à crescente demanda por alimentos, infraestrutura, fibra e energia sustentável, produzindo mais com menos.
Um exemplo marcante dessa evolução é a presença de empresas do agronegócio na Consumer Electronics Show, a maior feira tecnológica do mundo. A John Deere, companhia com mais de 186 anos, cujo maior foco é a inovação, participa do evento desde 2018. Esse espaço na CES reforça o compromisso da empresa em explorar as fronteiras da inovação para aprimorar as práticas agrícolas, por meio de soluções como máquinas autônomas, inteligência artificial, machine learning e rastreabilidade de cadeias de produção. Ao apresentar suas novidades em um evento que é historicamente palco de inovações em eletrônicos de consumo, a companhia destaca a importância de integrar a agricultura tradicional ao ecossistema tecnológico, cada vez mais aberto, autônomo e em nuvem.
A fim de representar ao público essa revolução tecnológica, a solução encontrada pela empresa para a edição deste ano da CES foram os tratores autônomos. Um telão mostrava, em tempo real, uma máquina funcionando numa fazenda a mais de 2 mil quilômetros de distância. Por meio de um celular, os visitantes podiam mandar o trator parar, retomar suas atividades ou aumentar e diminuir sua velocidade, ao mesmo tempo em que tinham acesso a todas as câmeras presentes no equipamento. Além disso, as camisetas utilizadas pelos representantes da John Deere no estande estavam diretamente ligadas a essa evolução, tendo sido produzidas com um algodão 100% rastreável de um cliente tecnológico e sustentável, cuja operação também podia ser acompanhada remotamente do local. Essas ativações serviram como um simples teaser do potencial que o agronegócio tecnológico tem, e o que estará disponível aos produtores nos próximos anos.
A mudança de paradigma no setor pode ser definida como Agricultura de Precisão e Agricultura Digital. Máquinas agrícolas equipadas com sensores, sistemas de monitoramento remoto e análise de dados em tempo real tornam-se essenciais para otimizar o manejo de culturas. Essa abordagem aumenta a eficiência, além de contribuir para práticas mais sustentáveis e responsáveis. Prova disso é que, em novembro de 2023, a John Deere e a DataFarm, startup que realiza análise de produtividade de solo a partir de big data, venceram o prêmio ECO, premiação de sustentabilidade organizada pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (AMCHAM). A parceria entre as empresas utiliza IA para identificar perdas de produtividade e fornecer insights regenerativos, conectando produtores, consultores e concessionárias para promover eficiência e sustentabilidade no setor agrícola.
A colaboração entre grandes empresas e startups é um fenômeno crescente, cada vez mais benéfico para todas as partes. A própria DataFarm foi introduzida à John Deere por meio de um programa de aceleração organizado pelo AgTech Innovation, maior hub de inovação agrícola da América Latina. A parceria com empresas emergentes possibilita a integração de ideias frescas e tecnologias de ponta aos produtos e serviços já consolidados por grandes companhias. Essa participação ativa de startups nos negócios, unida ao uso crescente da tecnologia na Agricultura de Precisão, não é simplesmente uma estratégia de inovação. Trata-se de uma manifestação do reconhecimento da importância de uma abordagem colaborativa para enfrentar os desafios complexos do setor agrícola. Essa colaboração fortalece a posição de grandes empresas como líderes do setor, como a própria John Deere, e impulsiona a evolução contínua da agricultura.
Em um mundo cada vez mais conectado e digital, a presença da John Deere na CES 2024 reforça que a tecnologia presente para a mobilidade urbana já chegou há um bom tempo na agricultura. O compromisso com a inovação e as parcerias estratégicas com startups só evidenciam a posição de liderança nesse processo de transformação digital rural, e ilustram um firme propósito: trabalhar para que a vida possa avançar.
Estela Dias, gerente de Marketing Tático para Agricultura de Precisão na John Deere Brasil.