Reduzir os custos com ligações telefônicas é um dos grandes desafios enfrentados pelas das empresas, sobretudo as que possuem instalações em várias localidades. É o caso da Rhodia, por exemplo, que após adotar um conjunto de ferramentas desenvolvidas pela Sumus conseguiu melhorar a gestão dos seus recursos de telecomunicações e reduzir em 40%, em média, os gastos com telefonia.
A Rhodia emprega cerca de 3 mil funcionários e possui unidades industriais instaladas em Paulínia, Santo André, São Bernardo do Campo e Jacareí, todas no estado de São Paulo, que, juntas, somam mais de 2 mil ramais telefônicos. Gigante do ramo químico, a empresa registrou em 2005 faturamento da ordem de US$ 935 milhões.
No ano passado, a Rhodia implantou o Sumus Servidor for Web, sistema que faz a tarifação das chamadas telefônicas, permitindo o acompanhando, pela internet, dos relatórios e balanços gerados sobre o volume de ligações efetuadas, e um módulo de gerenciamento que possibilita mensurar os gastos com PABX, pagers, ligações a cobrar e celulares corporativos.
As soluções da Sumus permitiram à Rhodia obter um raio X de sua estrutura de telecomunicações. A empresa fez um levantamento do perfil das ligações telefônicos, buscou as operadoras que oferecem as melhores tarifas e ganhou eficiência no processo de conferência das contas.
Cliente da Sumus há três anos, a Rhodia vem adotando, nesse período, uma série de medidas para reduzir os custos com telefonia. Segundo o gerente de telecom da companhia, Aloísio Henrique de Godoy Ordine, uma delas foi a implementação de tronco de celulares para ligações de telefone fixo-móvel nas centrais de PABX. Além disso, realizou um leilão reverso com as principais operadoras do mercado, focando a cotação de tarifas de maior relevância para a empresa, cujo resultado foi a redução média de 52% no custo das tarifas por minuto.