Variação do IST em fevereiro fica em 0,004%

0

O Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) em fevereiro, divulgado pela Anatel, apresentou menor variação que o IPCA (índice de preços ao consumidor amplo), com 0,410%, e maior que o IGP-DI (índice geral de preços), que variou menos 0,057%.

A deflação ocorrida no Índice de Preços por Atacado ? oferta global-subgrupo máquinas e equipamentos Industriais (IPA-OG/máquinas) ?, um dos componentes do IST, impactou em 35% a variação do índice no mês passado.

O IST é o indicar adotado pela agência, a partir deste ano, para reajustar os contratos de concessão da telefonia fixa, da exploração industrial de linha dedicada e da remuneração de redes do Serviço Móvel Pessoal (SMP).

Por ser um índice lastreado em uma cesta de componentes que inclui as despesas das operadoras, o IST, segundo a Anatel, substitui o IGP-DI com maior adequação às despesas das operadoras. A agência reguladora realizou estudos em parceria com a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e desenvolveram a metodologia de cálculo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.