A Caixa Econômica Federal já têm duas agências funcionando como projeto de avaliação da adoção da arquitetura orientada a serviço (SOA), que prevê a extensão para 2.500 agências ainda nesse ano.
A informação é de Rodrigo Evangelista, gerente nacional de arquitetura de soluções da Caixa, na palestra de encerramento do 2o Fórum SOA – Tecnologia e Soluções, realizada nesta quarta-feira, 21/3, em São Paulo, promovido pela TI Inside e realizado pela Converge Comunicações.
O projeto teve início com o sistema de abertura de conta corrente de pessoa física, que antes exigia ao funcionário da agência usar oito sistemas diferentes para completar a tarefa.
?Agora ao abrir um conta corrente, o cliente já tem o número da conta, o talão de cheques, acesso ao internet banking, informações de cadastro e uma linha de crédito aprovada. Algumas dessas operações demoravam até dois dias para serem finalizadas. Agora o cliente ao abrir a conta já pode fazer na hora um empréstimo automático no ATM?, explica Evangelista.
Além da agilidade, considerado com um dos fatores importantes na da adoção de SOA, a Caixa está avaliando o ganho financeiro que a redução de tempo proporciona. ?Temos que levar em consideração ainda a satisfação que a solução traz ao cliente e para a equipe da Caixa, em função da agilidade no atendimento?, completa o gerente.
A Caixa também já está trabalhando para oferecer a abertura de contas para pessoa jurídica, dentro dos mesmos parâmetros.
Apesar de não revelar detalhes sobre a ampliação dos projetos de adoção de SOA em outras áreas de negócios, ele diz que a Caixa irá realizar uma das maiores implementações da Arquitetura no país. ?O ano passado foi excepcional para a Caixa, e 2007 será melhor ainda?, promete Evangelista.