A Dell anunciou nesta quarta-feira (21/3) o lançamento de um desktop de baixo custo dirigido aos consumidores chineses. A estratégia com o novo PC é recuperar a sua participação naquele mercado, hoje dominado pelo Lenovo. O computador é dirigido a consumidores que vão adquirir seu primeiro computador e tem preço de entre 2.599 e 3.999 iuans (US$ 335 a US$ 520).
O presidente-executivo do grupo, Michael Dell, disse que a empresa tem interesse em colocar à venda modelos semelhantes em outros mercados emergentes, como a Índia e o Brasil. "Certamente estudaremos outros mercados onde faça sentido lançar nossos outros produtos", afirmou ele ao jornal americano The Washington Post.
Dell também disse estar considerando a possibilidade de realizar aquisições para reforçar a unidade de serviços, que fatura US$ 6 bilhões anuais. "Para nós, uma opção definitivamente envolve aquisições", afirmou, sem dar mais detalhes.
A Dell, que adota o modelo de vendas diretas, vem sendo criticada na China e em outras partes da Ásia por essa forma de atuação, já que os consumidores mais tradicionais gostam de ver o produto antes de comprar.