A VeriSign, fornecedora de infra-estrutura digital para internet e redes de telecomunicações, divulgou seu dossiê sobre a indústria de domínios na internet relativo ao quarto trimestre de 2006. De acordo com o relatório, o volume total de domínios registrados alcançou 120 milhões de nomes, o que representa um aumento de 32% em comparação ao ano anterior e de 8% sobre o terceiro trimestre de 2006. O documento aponta que a indústria de domínios continuou a apresentar forte crescimento no período, com mais de 11,6 milhões de novos registros. Este número representa um crescimento de 3% ano a ano e de 23% em relação ao terceiro trimestre.
Em cada trimestre do ano passado, segundo o estudo, houve em média 10,1 milhões de novos domínios registrados, em comparação à média de 8,7 milhões em cada trimestre de 2005. Os chamados domínios de primeiro nível com códigos de países (ccTLDs) cresceram 31% na comparação anual, para 43,7 milhões, e 10% em relação ao trimestre anterior, com mais de 4 milhões de domínios registrados. A China acrescentou mais de 500 mil domínios somente no quarto trimestre, um aumento de 43% sobre o trimestre anterior.
A base de domínios .com e .net cresceu para 65 milhões, o que representou um aumento de 6% no quarto trimestre em comparação ao trimestre anterior e de 30% ano a ano. Novos registros de domínios .com e .net foram realizados à média mensal de 2,1 milhões, totalizando 6,2 milhões de novos domínios registrados no trimestre.
No quarto trimestre, a VeriSign processou em média 24 bilhões de consultas por dia ao operar a infra-estrutura de internet para os domínios .com e .net. Nesse período, segunda empresa, o seu DNS (Sistema de Nomes de Domínios) manteve a precisão e a estabilidade operacionais 100% do tempo. "A rede está mudando e é importante que os requisitos de segurança e capacidade acompanhem a migração de novos serviços como voz e vídeo para a Internet assim como a proliferação de dispositivos conectados à Internet", disse Ken Silva, CSO (chief security officer) da VeriSign.