A Abril está preparando seu canal de conteúdos gerados por usuários. É parte do projeto de desenvolver canais para os diversos meios por assinatura (TV paga, banda larga etc).
A idéia do projeto é convergir um portal de conteúdos, nos moldes do YouTube, com um canal de televisão. E mais: dar aos usuários mais criativos a possibilidade de colocar seus ?programas? na grade do canal convencional, inclusive com suporte de estúdio e produção profissionais.
Este canal se soma ao canal dirigido a executivos, com programação voltada ao desenvolvimento profissional e gestão empresarial. Estas serão as duas primeiras iniciativas da Abril nessa ?retomada? de sua atividade de programadora (o grupo já foi, no passado, acionista de canais como HBO, Eurochannel e ESPN Brasil). A estratégia decorre inclusive do acordo de venda da TVA para a Telefônica, onde se estabeleceu por contrato a distribuição destes canais.
De qualquer forma, os canais da Abril já estão sendo oferecidos no mercado, inclusive para a Net Brasil (que negocia conteúdo nacional para Net e Sky).
Novo diretor
Quem assumirá a diretoria de comercialização e marketing dos canais será Ricardo Rihan, que até recentemente era o diretor de programação da Sky e anteriormente dirigia a Net Brasil. Rihan será o responsável inclusive pela parte publicitária dos canais, e assume o posto no dia dia 2 de abril.
A expectativa é de que os canais da Abril estejam no mercado até o meio do ano, mas ainda não há data publicamente. Ambos os canais (assim como a MTV) estarão sob a responsabilidade da divisão comandada por André Mantovani, mas ao contrário da MTV, não terão a Viacom como acionista.