Um levantamento recente com mais de 1.000 tomadores de decisão na área de TI, em 7 países, realizado pela Harris Interactive, por encomenda da IntraLinks Holdings revelou que, com muita frequência, as informações sensíveis trocadas entre parceiros empresariais e clientes, que ultrapassam os limites do firewall de suas organizações, ainda são feitas principalmente através de e-mails e ferramentas de compartilhamento de arquivos, destinadas a consumidores em geral, tais como sites de FTP (protocolos de transferência de arquivos).
De fato, o levantamento mostrou que 68% por cento dos entrevistados no mundo ainda usam e-mails como seu método principal de enviar e trocar arquivos grandes e dados sensíveis. Além disso, o levantamento tambem mostrou que os entrevistados estavam bem cientes dos problemas de segurança e de conformidade com as normas, relacionados ao uso de e-mail, sites de FTP e outros serviços de compartilhamento de arquivos voltados para os consumidores (69% citou os malwares (softwares maliciosos) como o problema e 63 % citou roubos de informações como o problema). Isso sugere que as organizações ainda não atenderam as necessidades de fornecer aos funcionários ferramentas padronizadas e seguras de compartilhamento de arquivos, para trabalhos de colaboração que ultrapassam os limites do firewall.
Isso é considerado um problema em um ambiente empresarial, no qual muitos dos entrevistados indicaram que uma parte essencial de seus trabalhos é compartilhar informações empresariais críticas com seus parceiros, fornecedores e consultores (46%) e onde uma quantidade crescente de regulamentos e questões legais podem gerar desafios de conformidade para as organizações: 55%o dos entrevistados dizem que enfrentam uma variedade de regulamentações governamentais da TI. E 50% dos entrevistados dizem que enfrentam uma variedade de regulamentações do setor.
“O sucesso nos negócios sempre dependeu da colaboração eficaz entre pessoas, mas hoje a natureza da colaboração esta mudando”, disse o CPO (chief product officer) da IntraLinks, Fahim Siddiqui. "As atividades empresariais se estendem, agora, a uma rede ampla de relacionamentos com parceiros empresariais e clientes e uma grande variedade de interações, de uma simples comunicações ad hoc a relacionamentos mais intensos, abarcando fluxo de trabalho e troca de conteúdo e colaboração de forma segura. Sem os controles certos à disposição a segurança e a conformidade ficam comprometidas e, em última instância, os departamentos de TI são responsabilizados. As organizações precisam avaliar como a tecnologia de computação em nuvem (cloud) e uma solução padronizada de colaboração podem oferecer controle e administração de informações sensíveis, dentro e fora dos limites do firewall", declarou.
Os dados acima são resultantes de um levantamento mundial com mais de 1.000 tomadores de decisão na área de TI, em sete países — os EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Brasil, Japão e Austrália — realizado pela Harris Interactive, entre 26 de janeiro e 13 de fevereiro de 2012.