O Twitter completou seis anos de atividades nesta quarta-feira, 21. Uma das mais promissoras plataformas de internet do mundo, e que já se tornou fundamental para comunicação entre as pessoas, protagonizando episódios históricos como revoluções no norte da África no ano passado, o microblog ocupa o segundo lugar no ranking das redes sociais em número de usuários – com cerca de 140 milhões de usuários ativos em todo o mundo, atrás somente do Facebook – e é responsável pela transmissão de 340 milhões de mensagens por dia. Apesar disso, a empresa não conseguiu até hoje monetizar o serviço, cujo modelo de negócio está calcado na receita com publicidade online. Até agora, ela vem se mantendo por meio de rodadas de financiamento e doações.
Neste ano, contudo, a empresa pretende realizar uma reviravolta nos negócios. Analistas observam que a rede de microblogs, ao poucos, está se adequando às regras de mercado para ganhar espaço. Uma das primeiras mudanças apontadas por eles foi o enquadramento à censura de conteúdo imposta por alguns países. Duramente criticada por usuários da ferramenta, a medida, observam os analistas, pode abrir caminho para que o microblog entre em países superpopulosos como Índia e China, cujos governos exercem um rígido controle das informações veiculadas na internet, mas que representam um grande mercado potencial.
Além disso, o Twitter também começou neste ano a vender espaço entre algumas de suas funcionalidades, como palavras patrocinadas nos Trending Topics – lista de assuntos mais comentados no momento –, nas buscas orgânicas no site e também estuda a inserção de anúncios nas atualizações. E mais: passou a oferecer anúncios dirigidos – já que o carro-chefe do serviço é a possibilidade de comunicação rápida por meio de dispositivos móveis.