O Facebook anunciou hoje, 21, o lançamento mundial do Lookalike Audiences, um recurso que auxilia os anunciantes da rede social a atingir clientes em potencial que têm as mesmas características dos seus atuais clientes. O recurso estará disponível no Power Editor a partir desta semana.
Em comunicado, o site informa que o Lookalike Audiences se conecta a um recurso chamado Público Personalizado, lançado em 2012, que permite aos anunciantes selecionar seus clientes atuais e exibir anúncios para eles na rede.
Agora, com o Lookalike Audiences, os anunciantes podem oferecer qualquer tipo de anúncio na plataforma para novos grupos de potenciais clientes.
A nota explica que, com a nova ferramenta, o Facebook pode relacionar atributos (interesses, dados demográficos etc) e exibir anúncios às pessoas que compartilharam coisas que se assemelham aos interesses de seus clientes atuais.
A expectativa da plataforma social é que esse novo tipo de direcionamento se encaixe bem nas necessidades de companhias de e-commerce. Os benefícios, segundo a rede, incluem menor custo por checkout e aquisição, compras de maior expressão e retorno do investimento maior e mais rápido.