A publicidade online movimentou mais de R$ 9,3 bilhões em 2015 no Brasil, de acordo com dados da pesquisa Digital AdSpending, coordenada pelo IAB Brasil e realizada pela comScore, empresa global de medição e análise de mídia. A previsão do IAB para este ano é que os gastos com publicidade digital cresçam 12% e atinjam R$ 10,4 bilhões.
O levantamento também apresentou os investimentos por áreas do mercado digital, com valores consolidados de 2015. O segmento de search (buscas) e classificados foi o responsável pelo maior volume de verbas publicitárias, com R$ 5,16 bilhões, seguido por display e redes sociais, com R$ 3,14 bilhões, e vídeo, com R$ 1,03 bilhão.
"Apesar da instabilidade econômica, acreditamos que o setor de marketing digital deva seguir mantendo um crescimento de dois dígitos nos próximos anos. Mercados mais maduros, como Reino Unido e Estados Unidos, são bons exemplos de que o digital conquista ainda mais espaço no budget dos anunciantes em períodos de adversidades", comenta Andre Izay, presidente do IAB Brasil.
Selecionado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB) pelo segundo ano consecutivo, a comScore conduziu a pesquisa baseada em seu painel e metodologia de pesquisa combinados para gerar os números e mostrar a realidade de publicidade digital no Brasil.