Localiza e WoMakersCode se unem para aumentar o protagonismo feminino na tecnologia

2

Comprometida com o avanço da sua agenda de Diversidade, a Localiza implementou novas ações para promover a equidade de gênero junto ao público interno e para capacitar mulheres brasileiras em áreas diversas, inclusive, em tecnologia. Uma das iniciativas neste sentido é a parceria com a WoMakersCode, ONG que deu origem a uma das maiores comunidades de mulheres de tecnologia da América Latina. A Localiza se tornou mantenedora da entidade para impulsionar o protagonismo feminino na tecnologia, através de capacitação, mentoria e empregabilidade. O acordo é válido para todo ano de 2022.

A WoMakersCode foi fundada em 2015 e tem como propósito fortalecer o protagonismo feminino na TI, através do desenvolvimento profissional e econômico. Atualmente tem embaixadoras em 27 cidades no Brasil e três no exterior (Toronto, no Canadá; Berlim, na Alemanha; e Nova Iorque, nos Estados Unidos). Ao longo dos 7 anos de atuação, a entidade atendeu mais de 200 mil mulheres em workshops, bootcamps e eventos, conquistou a marca de mais de 3.200 mulheres empregadas (4 mil formadas em tecnologia entre os anos de 2015 e 2021) e certificadas em exames internacionais e criou uma rede de mais de 132 mil seguidoras em canais digitais e newsletter.

Recentemente, a fundadora da ONG, Cynthia Zanoni e a conselheira e gerente de projetos e parcerias Solange Feliciano participaram do podcast CoLabs, desenvolvido pelo Localiza Labs para discutir temas relacionados à tecnologia. Durante a conversa, elas contaram as experiências que tiveram ao longo da trajetória profissional e histórias inspiradoras de mulheres que se capacitam na WoMakersCode.

"É importante que meninas e mulheres que têm interesse em tecnologia busquem se aproximar de outras com o mesmo desejo de entrar em uma carreira ligada à inovação. Para aumentar a presença das mulheres nesse ecossistema, é necessário fazer ações intencionais com apoio de empresas, como a Localiza, e ONGs como a WoMakers, tornando a tecnologia algo real e acessível", destaca Cynthia.

"Por meio do Comitê de Diversidade e Inclusão e do grupo de Afinidade de Equidade de Gênero, temos criado mecanismos para fomentar o desenvolvimento e a retenção de talentos da Companhia. Sabemos da força do nosso papel de marca empregadora, por isso, atuamos também para estimular a entrada de mais mulheres no mercado de tecnologia, um setor carente de mão de obra especializada. Com isso, damos oportunidade de independência para mulheres em vulnerabilidade", comenta a Diretora Executiva Jurídica e sponsor do Programa de Diversidade da Localiza, Suzana Fagundes.

O avanço das iniciativas para promover equidade de gênero na Companhia é resultado de um esforço coletivo dos colaboradores. Em 2021 o grupo lançou o podcast Eles com Elas para promover bate-papos riquíssimos sobre as questões de equidade de gênero; aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres e adotou o benefício de licença maternidade e paternidade estendidos, com adesão da Companhia ao Programa Empresa Cidadã. Além disso, a empresa implementou um programa para diminuir os vieses na contratação em áreas que são majoritariamente compostas por um gênero. Graças a ele, hoje, há mulheres na função de motoristas de van, higienizadoras e coordenadoras.

Por meio do Instituto Localiza, criado para promover a transformação social de mulheres em situação de vulnerabilidade, criou o projeto Garota Tecnológica, realizado em parceria com a Junior Achievement e destinado à capacitação de alunas do Ensino Médio da Escola Affonso Neves, de Belo Horizonte, em tecnologia. Os treinamentos foram ministrados por colaboradoras do Localiza Labs.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.