GSM atinge 334 milhões de assinantes na AL e Caribe

0

A América Latina e o Caribe já têm mais assinantes GSM do que toda a população dos Estados Unidos: são 334 milhões de assinantes na região, de acordo com pesquisa encomendada à Informa Telecoms & Media pela 3G Americas, entidade criada para promover a implementação da tecnologia GSM e suas evoluções.

A participação de mercado do GSM e dos serviços de terceira geração baseados na tecnologia UMTS/HSPA cresceu de 72% em março de 2007 para 83% no mesmo mês deste ano, o que significa 100 milhões de novas assinaturas no período.

O CDMA, segundo o levantamento, perdeu 10 milhões de assinantes na América Latina e no Caribe em 12 meses – findo em março deste ano ?, totalizando de 51 milhões de assinantes ou 12,7% de participação de mercado. A tecnologia TDMA também segue perdendo assinantes: nos últimos 12 meses (terminados em março) houve um declínio de 16 milhões. Agora a tecnologia registra apenas 10,7 milhões de usuários, ou seja, 2,7% de participação de mercado.

?Muitas operadoras na América Latina e no Caribe continuam atualizando suas redes com serviços 3G por meio do UMTS/HSDPA?, afirmou Erasmo Rojas, diretor para a América Latina e o Caribe da 3G Americas. ?É uma grande satisfação constatar que em menos de dois anos após o lançamento da primeira rede HSDPA comercial na região contabilizamos mais de 1 milhão de assinaturas UMTS/HSDPA e as operadoras registram receitas maiores com serviços de dados?, diz o executivo.

Atualmente, 25 operadoras em 14 países na América Latina e no Caribe operam com redes comerciais UMTS/HSPA. No mundo, 198 das 225 redes comerciais UMTS em 95 países já oferecem banda larga móvel HSDPA. Segundo a Informa, em março deste ano foram registradas 209 milhões de assinantes UMTS/HSPA, o que já representa 6% do mercado global sem fio. Esse número deve passar dos 300 milhões até o fim do ano, de acordo com as previsões da empresa, e 1 bilhão em 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.