Microsoft anuncia suporte do Office ao padrão aberto ODF

0

Depois de muito resistir nos últimos anos, a Microsoft anunciou nesta quarta-feira (21/5) que vai passar a suportar, a partir de 2009, o Document Format (ODF), rival do seu padrão Office OpenXML (OOXML), assim como ao Portable Document Format (PDF), em seu pacote de aplicativos para escritório Office.

O suporte para ODF e PDF será incluído no software pelo Service Pack 2 para Microsoft Office que deverá ser divulgado no primeiro semestre de 2009. A Microsoft informou que, sem precisar adicionar nenhum software especial ao Office, os usuários serão capazes de abrir documentos gravados no formato ODF. Além disso, os usuários do Office poderão salvar trabalhos no formato.

O anúncio surpreendente resolve uma antiga rixa entre a Mirosoft e a OpenDocument Format Alliance (Aliança ODF), que reúne organizações, instituições acadêmicas e representantes da indústria que defendem o ODF, padrão aberto apoiado por empresas como IBM e Sun Microsystems e aprovado como padrão ISO em maio de 2006.

A Microsoft submeteu o OOXML ao Ecma International, órgão responsável por padrões internacionais, em novembro de 2005 e tentou colocá-lo no processo de fast track (via rápida) durante suas discussões. Mesmo com críticas e promessas, o processo eventualmente teve sucesso em 1º de abril, quando a ISO aprovou o OOXML como padrão.

A Microsoft nunca havia assumido que suportaria nativamente o ODF, afirmando que o Office poderia ler arquivos por meio de softwares adicionais que faziam a tradução entre o padrão da empresa e o ODF. No entanto, a empresa foi alvo de multas da Comissão Européia devido à falta de interoperabilidade de seus produtos com os de outras empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.