A Microsoft não tem a intenção de comprar todo o Yahoo!, mas negocia outros tipos de acordo com o site de buscas, conforme afirmou o CEO da gigante do software, Steve Ballmer, nesta quarta-feira (21/5). Publicada pela revista Forbes, com base em informação da agência de noticiais Reuters, a declaração de Ballmer foi feita durante lançamento do novo centro de pesquisa e desenvolvimento da Microsoft em Israel. "Ainda, estamos tentando discutir sobre acordos com o Yahoo! que podem avançar, mas não uma aquisição total da companhia", afirmou o executivo.
No início deste mês, a Microsoft retirou uma proposta de compra do Yahoo! por US$ 47,5 bilhões, depois de a empresa ter recusou a oferta. A Microsoft agora tenta uma oferta alternativa, propondo compra da unidade de busca do Yahoo e de uma participação minoritária na empresa.
O Yahoo! informou que está considerando um "valor que maximize as alternativas estratégicas" e que avaliará qualquer proposta feita pela Microsoft. No domingo passado, o site de buscas confirmou com a Microsoft que a empresa não está interessada em adquirir toda a companhia agora, mas que se mantém aberta para tentar qualquer acordo visando atender o interesse dos acionistas.
O megainvestidor e acionista do Yahoo! Carl Icahn iniciou na semana passada uma "proxy fight" (disputa de votos) para substituir os membros atuais do board da companhia, para que aprovem a oferta de compra feita pela Microsoft. Deste então, diversos outros grandes acionistas do Yahoo passaram a apoiar Icahn.
Especula-se ainda que a Microsoft está interessada em comprar o site de redes sociais Facebook como forma de expandir seus negócios de internet. A Microsoft já possui uma pequena participação no site.