A modalidade de tarifa flat (mensalidade única e fixa) têm sido bem-sucedida para assegurar a chegada de novos consumidores à telefonia. Mas isso não basta: a mudança para redes e serviços baseados em IP aumentou a concorrência entre as operadoras de telefonia fixa, por cabo ou sem fio, o que as obriga a ir além dos preços para a oferta de uma ampla variedade de serviços dinâmicos novos e já existentes como voz, vídeo, jogos e dados (mensagens instantâneas e busca móvel).
Esta é uma das principais conclusões da pesquisa ?Percepção sobre as inovações das operadoras", realizada pelo Yankee Group com 150 executivos de operadoras de telefonia da América do Norte, Europa e Ásia.
O estudo fornece uma perspectiva nova sobre
os condutores de novos modelos de negócios e futuros serviços e mostra que as operadoras estão no meio de uma maré de mudanças.
De acordo com a pesquisa, 57% das operadoras concordam que os preços flat restringem a inovação e limitam o crescimento; 79% acreditam que a redução de velocidade da economia causa um impacto negativo nos gastos do consumidor, enfatizando a necessidade de fazer com que cada relacionamento seja rentável; e 84% das operadoras globais concordam que acesso de alta velocidade a dados é crucial para o crescimento futuro da receita.
Embora os executivos de marketing acreditem que o crescimento de dados atingirá entre 30% e 40% nos próximos 12 a 24 meses, o Yankee Group estima entre 80% a 100% de aumento, mostrando que os marqueteiros sabem, mas não estão prevendo com precisão as necessidades e as demandas verdadeiras que levarão seus negócios adiante.
"Sob o pano de fundo da redução da velocidade econômica que se aproxima e o declínio de receita de seus serviços principais, os resultados da pesquisa destacam os principais passos que os executivos de marketing das operadoras estão dando ou planejando atualmente para contrabalançar seus declínios em receita. Um fator primordial para eles é dar andamento ao canal de serviços baseados em inovações focadas no consumidor", comenta Ari Banerjee, gerente de programa de tecnologia de capacitação do Yankee Group.
"A pesquisa mostra que os marqueteiros acreditam que os modelos de preço flat serão eventualmente o assassino silencioso das operadoras e, portanto, estão apostando em modelos de negócios variados com base em uma mistura de três pês: política, promoção e pré-pago", afirma Banerjee.