CPqD investirá mais de R$ 25 milhões na rede Giga

0

O CPqD, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), deu início à segunda fase do Projeto de Rede Experimental de Alta Velocidade (Giga). Nessa nova etapa, o projeto receberá investimento de R$ 25,54 milhões para atividades de pesquisa e desenvolvimento nos próximos três anos. O recurso foi obtido por meio de um convênio assinado com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia.
"O objetivo é obter o reconhecimento mundial do Giga como um espaço avançado e amplo de experimentação de tecnologias de redes e serviços de próxima geração", afirmou Alberto Paradisi, gerente de tecnologias ópticas do CPqD e coordenador-geral do projeto.
Atualmente, a rede experimental do Giga interliga cerca de 25 instituições e 70 laboratórios, entre centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades e operadoras de telecomunicações distribuídos no eixo Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Na segunda fase, a intenção é ampliar esse número, estabelecendo novas parcerias tanto com empresas quanto com universidades e institutos de ciência e tecnologia, e mesmo com outros projetos voltados para a busca de tecnologias para o futuro da internet. A meta é de elevar as velocidades de internet da rede, hoje em mais de 10 Gbps no núcleo e de 1 Gbps nos acessos para 40 Gbps por canal óptico, no núcleo, numa etapa intermediária do projeto, podendo atingir até 100 Gbps (também por canal), no seu final.
A interligação com a Rede Ipê da RNP, por exemplo, aumentará significativamente a capilaridade da Rede Experimental no país, estendendo o alcance das atividades de pesquisa ao nível nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.