A EMC, fornecedora mundial de software e equipamentos para armazenamento de dados, anunciou nesta segunda-feira, 21, a compra da Syncplicity, fornecedora de soluções de gerenciamento de arquivos baseados em nuvem. A divulgação foi feita durante o EMC World 2012, evento anual que reúne parceiros de negócios, analistas e clientes da empresa e acontece até sexta-feira, 24, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Com sede na Califórnia, a empresa oferece recursos para sincronização de acesso e compartilhamento de dados, cada vez mais exigidos pelas empresas em razão da proliferação da mobilidade, das redes sociais e da computação em nuvem. Os termos financeiros da transação não foram divulgados.
Segundo a EMC, as soluções ajudam as empresas a gerenciar, sincronizar, compartilhar arquivos de backup, fornecendo as ferramentas necessárias para aumentar a produtividade, proteger os dados corporativos e reduzir os custos de infraestrutura. Ainda segundo a empresa, a aquisição também amplia sua estratégia de permitir que os "novos usuários" da era pós-PC, aqueles que querem acessar, compartilhar, colaborar e participar em processos de negócios por emio de seu dispositivo móvel preferido. Além de não fornecer o valor paga, a companhia também não informa qual é a data prevista para a conclusão do negócio.
"Ao adquirir Syncplicity, validamos o conceito de sincronizar e compartilhar arquivos de backup na nuvem, com governança e rigor. Como a comptução em nuvem, as redes sociais e a mobilidade dominam forma como o trabalho é feito hoje, nossos clientes exigem mais do que simples recipientes para gerenciamento e compartilhamento de conteúdo. Com Syncplicity, vamos entregar uma solução para colaboração corporativa verdadeiramente estendida", diz o presidente do grupo de inteligência da informação da EMC, Rick Devenuti.