A Câmara de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) deu parecer favorável à Microsoft em disputa de patentes contra a Motorola Mobility. As tecnologias são referentes à operação de comunicação de dispositivos móveis.
Uma das nove patentes da ação foi quebrada pela Motorola, segundo a ITC. Trata-se da tecnologia ActiveSync, utilizada para sincronização de softwares a fim de atualizar dados de calendários e outros aplicativos em celulares e tablets com computadores. A decisão foi de acordo com o parecer preliminar divulgado em dezembro.
A decisão pode implicar na proibição da venda de aparelhos com a função nos Estados Unidos até a patente expirar, em abril de 2018. Para evitar esse pedido da Microsoft, a Motorola Mobility deve adquirir uma licença para uso da tecnologia na maioria de seus aparelhos com o sistema operacional Android do Google.
“Esperamos agora que a Motorola queira se unir à vasta maioria de fabricantes com dispositivos Android nos Estados Unidos que assinaram conosco um acordo de patentes”, divulgou a Microsoft, em nota. Vale lembrar que em poucos dias não se tratará mais de um acordo com a Motorola, mas sim do Google – o gigante de buscas deve concluir a compra da fabricante nesta semana, pois a única pendência para a transação, a aprovação do órgão antitruste chinês, foi resolvida nesta segunda-feira, 21.
Um porta-voz da Motorola ouvido pelo The Wall Street Journal disse estar “desapontado” com a decisão e reforçou que a fabricante irá explorar “todas as opções alternativas, inclusive apelar da decisão”. A conclusão da ITC permite a continuidade das vendas nos próximos 60 dias, período de revisão, com o pagamento de US$ 0,33 por aparelho vendido.