As visitas escolares ao Bosque Zoológico Dr. Fábio Barreto, em Ribeirão Preto (SP), agora são agendadas de forma online, graças a um projeto que conseguiu eliminar completamente o uso do papel.
A mudança foi possível com o desenvolvimento do sistema GEP (Gerenciamento de Eventos do Programa Integrado da Educação Ambiental), pela GeneXus.
A iniciativa faz parte de um amplo processo de modernização gerencial da Secretaria da Educação de Ribeirão Preto. A Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeiro Preto) é parceria na execução do projeto.
"O agendamento das visitas monitoradas ao Bosque Zoológico Dr. Fábio Barreto era trabalhoso e pouco ecológico, considerando o gasto de papel envolvido no processo. Nada mais adequado à educação ambiental que melhorar as próprias práticas e atuar de forma mais sustentável", afirma a administradora Patricia Biagi, idealizadora do processo de automatização de agendamentos.
Segundo Ângelo Invernizzi Lopes, diretor administrativo da Secretaria de Educação, o GEP aprimorou o processo de agendamento, eliminou o uso de papel e ainda proporcionou um melhor aproveitamento das informações.
O agendamento agora é feito através da internet, a qualquer hora do dia, e todos os dados são analisados através de uma ferramenta de Business Intelligence.
O projeto contemplou, ainda, a criação de um sistema mobile para que os monitores e gestores do parque tenham acesso à rede através de smartphones e tablets com Android ou iOS.
Os ambientes web e mobile são totalmente integrados, o que permite planejar as demandas e consultar dados e indicadores em tempo real.
Caso haja alguma ocorrência, como uma criança perdida, por exemplo, o monitor faz o registro pelo sistema mobile, informa o ocorrido, anexa fotos e ainda aciona ambulância e viaturas, caso necessário.
Para controlar a entrada e saída das crianças foi desenvolvida uma pulseira com código de barras, que é distribuída entre os alunos, e imagens dos documentos e fotos das pessoas autorizadas a buscar a criança no passeio.
No final de todas as visitas, os monitores aplicam um questionário e ainda anexam imagens. O questionário levanta informações sobre o perfil dos visitantes do parque, roteiros mais visitados, satisfação do grupo e qualidade dos ambientes do parque, como banheiros e lanchonetes.
"Essas informações, que antes não tinham uma função definida, agora são cruzadas para ajudar na gestão do parque", informa Alexandre Carvalho Gouvêa, responsável pelo zoológico.