De acordo com dados do IBGE, em maio deste ano o Brasil chegou à marca de 209 milhões de brasileiros. Destes, 139 milhões são usuários da internet, o que representa acesso de 66% do total da população. O número revela o quadro de "exclusão digital" de 34% da população, segundo a pesquisa "Global Digital Report 2018", realizada pela Hootsuite e We are Social, em parceria com outras organizações internacionais de pesquisa, como GlobalWebIndex, GSMA Intelligence, Statista, Locowise e SimilarWeb.
O estudo também ratifica a existência de mais de uma linha móvel por habitante – 113% da população, dado influenciado pela compra de dois chips um mesmo usuários. E conclui que 67% dos donos de aparelho celular no Brasil tem modelo smartphone.
De janeiro 2017 a janeiro 2018 houve aumento de 7% de usuários de mídias digitais ativos – cerca de 8 milhões de brasileiros, completando 130 milhões de usuários ativos nas redes sociais – 62% dos brasileiros. Dentre as redes sociais mais populares, o Youtube é a mídia social mais ativa, com 60%, seguida pelo Facebook (59%). Já no cenário dos aplicativos, o Whatsapp lidera no País, com uso em média de 9h14 diários.
A maioria (58%) das pessoas entrevistas para a pesquisa acredita que novas tecnologias oferecem mais oportunidades do que riscos. De acordo com o estudo, dos 66% de usuários de internet no Brasil, 85% acessa todos os dias e 84% acredita que proteção de dados e rede é muito importante. A maioria (60%) dos acessos ocorre via smartphone.