No dia 13 de maio, a OpenAI anunciou um novo modelo generativo de IA, chamado de GPT-4O. Junto da nova tecnologia, uma nova voz foi apresentada a todos, a "sky", contudo, a atriz Scarlett Johansson acusou nessa segunda-feira,20, a empresa de estar usando a sua voz para a nova Inteligência Artificial.
A atriz que acumula famosos trabalhos, inclusive na Marvel, se disse extremamente chocada com a semelhança que IA apresenta com a sua voz e seu jeito de falar. Através de um comunicado enviado ao Washington Post, Scarlett afirmou que foi procurada anteriormente por Sam Altman, CEO da OpenAI, para licenciar a sua voz, porém, ela negou o pedido.
Nessa terça-feira, Altaman se desculpou com a estrela, mas, assegurou que a voz utilizada pela nova versão não era a da atriz. Mesmo assim, a empresa interrompeu o uso da tecnologia por voz temporariamente.
"Acreditamos que as vozes da IA não devem imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade – a voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, e pertence a uma atriz profissional diferente, usando sua própria voz natural", disse a empresa, que garantiu que não poderia revelar o nome da atriz que utilizou devido uma questão de privacidade.