Febraban diz que bancos incentivam inclusão digital

0

O Brasil tem um sistema bancário, que pela sua capilaridade e automação, permitiu a inclusão digital de grande parte da população brasileira. Na abertura da 16ª edição do CIAB – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras hoje, 21/6, em São Paulo, o presidente da Febraban, Marcio Cypriano, ressaltou que o sistema bancário brasileiro conta com 124 mil postos de atendimento, ?o que torna o sistema bancário brasileiro hoje um dos mais inclusivos do mundo?.

Ressaltou que a tecnologia tem tudo a ver com essa inclusão, pois existem 768 caixas eletrônicos por milhão de habitantes, colocando o país em igualdade com a França, que tem 703 terminais por milhão de habitantes; Itália como 682 terminais; Grã-Bretanha com 909 terminais, de acordo com pesquisa do Banco Central.

Segundo Cypriano, o número de caixas eletrônicos aparentemente cresceu pouco em 2005, apenas 5%. ?Mas esse dado esconde a intensificação da substituição de terminais que realizam uma única função por terminais multifuncionais, contribuindo para um aumento de 10% da quantidade total das transações em todos os terminais?, acrescentou.

Ele ressaltou ainda a pesquisa anual do CIAB-Febraban que os investimentos previstos pelos bancos esse ano em TI será de R$ 5,3 bilhões, 11% mais que no ano anterior, o que significará um total de despesas da ordem de R$ 14,3 bilhões em 2006.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.