Com as opções limitadas da tecnologia disponível à época (a aposta no mercado de e-commerce aconteceu em 2000), a Giuliana Flores optou por locar uma plataforma (compartilhada) numa empresa especializada no serviço, que terceirizava o data center com um grande provedor. A operação se resumia, então, a um espaço alugado e com pouquíssimas possibilidades de customização. Com o passar do tempo – isso já entre 2006 e 2007 – as vendas aumentaram e o portal precisava de mais flexibilidade na operação virtual. Foi quando a Giuliana Flores resolveu procurar uma empresa que provesse solução para essas necessidades e não tivesse tantos limites em relação às melhorias que a loja queria fazer em suas operações.
Após chegarem a uma consultoria especializada em comércio eletrônico e adquirirem uma modalidade de serviço mais flexível, outra importante necessidade se revelou: a de hospedar o novo site em um data center que provesse segurança, escalabilidade, alta disponibilidade e espaço dedicado e não compartilhado às operações da loja. Comparando as opções do mercado, a empresa optou pela Alog Data Centers do Brasil, provedora de infraestrutura de TI para médias e grandes corporações.
O serviço de consultoria e uma melhor relação custo-benefício da Alog foram os fatores que acabaram por decidir o rumo do projeto. Uma das vantagens para a floricultura online é que a empresa passou a ter controle e a atuar diretamente com o data center. Antes era necessário acessar a empresa de hospedagem online que, por sua vez, precisava abrir chamado para o terceiro (que gerenciava o host), e assim por diante, o que comprometia a velocidade na resolução dos problemas.
Hoje, todo o e-commerce e mais a plataforma de e-mail da Giuliana Flores estão hospedados em três servidores dentro dos data centers da Alog, sendo um deles pertencente à própria empresa, no formato colocation, um host totalmente dedicado, e um servidor com 40 mega de banda somente para a aplicação de e-mail.
- Hospedagem