Venda de equipamentos de rede deve crescer 10% neste ano

0

O mercado brasileiro de equipamentos de rede, que envolve a venda de sistemas de telefonia IP, switches, roteadores e redes WLAN, deve movimentar US$ 1,06 bilhão neste ano, o que representará um crescimento de 10,1% na comparação com os US$ 962 milhões registrados no ano passado, segundo projeção da IDC.
A consultoria calcula que serão comercializadas 9,15 milhões de portas de dispositivos de rede nestes ano, volume 9% superior em relação a 2009, quando totalizou 8,4 milhões de portas de rede.
No ano passado, período afetado pela crise financeira mundial, o mercado brasileiro de equipamentos de rede registrou retração de 18,7% em receita e de 10,9% em número de portas vendidas.
Segundo o analista de telecomunicações da IDC, João Paulo Bruder, a indústria nacional de equipamentos de rede sentiu os impactos da desaceleração econômica principalmente no primeiro trimestre, quando as empresas frearam os investimentos em novos dispositivos.
Bruder aponta que o cenário começou a se alterar a partir do segundo semestre, quando as empresas passaram novamente a adquirir novos equipamentos de rede. Um prova disso é que nos últimos seis meses de 2009, o volume de portas comercializadas foi de 4,56 milhões, alta de 8,1% na comparação com o mesmo período de 2008.
"A melhora do cenário econômico aliada à maior procura das empresas por redução de custos impactarão positivamente o mercado neste ano. Quanto mais eficiência as companhias conseguirem obter de suas redes, mais economia de custos elas terão. Esse fato se refletirá em investimentos na compra de novas portas de rede", pondera Bruder. Ele diz que a atualização das infraestruturas de rede e o avanço do cloud computing também serão outros impulsionadores das vendas de equipamentos de rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.