Em 2016, 1,3 bilhão de usuários de dispositivos móveis no mundo usarão serviços de mensagens instantâneas (IM, na sigla em inglês), de acordo com estudo da Juniper Research. O número representa um crescimento de aproximadamente 200%, ou o triplo da quantidade de usuários registrada em 2010.
Segundo o autor do estudo, Daniel Ashdown, as razões para a popularização desse serviço são o surgimento de novas ferramentas de mensagens instantâneas, como o iMessage, da Apple, o crescimento dos atuais AIM, Yahoo Messenger, Blackberry Messenger, Windows Live Messenger etc., o aumento do uso de smartphones e o barateamento dos planos de dados. Hoje, a maioria dos serviços de IM no celular são bancados por publicidade, mas o usuário precisa pagar pelo tráfego de dados.
Mensagens de texto
De acordo com a pesquisa, o aumento do uso mensagens instantâneas nos celulares não resultará na queda do volume de mensagens de texto (SMS) enviadas. Embora o SMS custe mais caro, ele tem a vantagem de permitir a comunicação com praticamente qualquer outra linha celular no mundo, enquanto muitos serviços de mensagens instantâneas não se comunicam entre si, explica Ashdown em seu relatório.
O estudo da Juniper projeta que as mensagens enviadas por aplicações para usuários (A2P) contabilizarão receita superior a US$ 70 bilhões em 2016, superando pela primeira vez o faturamento das operadoras com mensagens entre usuários (P2P). Entre os serviços A2P, o etudo destaca os de envio de notícias, quiz, votações, enquetes e tíquetes eletrônicos.
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