A Hewlett Packard Enterprise anunciou que entrou no mercado de nuvem de IA – inteligência artificial por meio da expansão do portfólio HPE GreenLake para oferecer grandes modelos de linguagem a qualquer negócio, de startups a grandes companhias listadas na Fortune 500, para acesso sob demanda em um serviço de nuvem de supercomputação multilocatário.
Com a introdução do HPE GreenLake for Large Language Models (LLMs), empresas podem treinar, ajustar e implementar de forma privada IA em larga escala usando uma plataforma de supercomputação sustentável que combina o software de IA da HPE com os supercomputadores líderes de mercado. O HPE GreenLake para LLMs será entregue em parceria com a Aleph Alpha, startup alemã de IA, para fornecer aos usuários um LLM testado no campo e pronto para uso, viabilizando casos de uso que exigem processamento e análise de texto e imagem.
O HPE GreenLake para LLMs é o primeiro de uma série de aplicações de IA específicas do setor e do domínio que a HPE planeja lançar no futuro. Essas aplicações incluirão suporte para modelagem climática, saúde e ciências da vida, serviços financeiros, manufatura e transporte.
O sistema é executado em uma arquitetura nativa de IA projetada exclusivamente para executar uma única carga de trabalho de treinamento e simulação de IA em larga escala e com capacidade total de computação.
Segundo a empresa, a oferta entrega suporte a trabalhos de IA e HPC em centenas ou milhares de CPUs e GPUs ao mesmo tempo. Esse recurso é significativamente mais eficaz, confiável e eficiente para treinar IA e criar modelos mais precisos, permitindo que as empresas acelerem suas jornadas da prova de conceito à produção para resolver problemas mais rapidamente.
Incluindo acesso ao Luminous – um grande modelo de linguagem pré-treinado da Aleph Alpha, que é oferecido em vários idiomas, incluindo inglês, francês, alemão, italiano e espanhol – o LLM permite que os clientes utilizem seus próprios dados, treinem e ajustem um modelo personalizado para obter insights em tempo real com base em seu conhecimento proprietário.
Este serviço permite que as empresas criem e comercializem várias aplicações de IA para integrá-las em seus fluxos de trabalho e desbloquear negócios e valor impulsionado pela pesquisa.
O HPE GreenLake para LLMs estará disponível sob demanda, rodando nos supercomputadores mais poderosos e sustentáveis do mundo, os HPE Cray XD, eliminando a necessidade de os clientes comprarem e gerenciarem um supercomputador próprio, o que normalmente é caro, complexo e requer conhecimentos específicos.
A oferta aproveita o HPE Cray Programming Environment, um conjunto de softwares totalmente integrados para otimizar aplicações de HPC e IA, com um conjunto completo de ferramentas para desenvolvimento, portabilidade, depuração e ajuste de código.
Além disso, a plataforma de supercomputação oferece suporte para o software IA/ML da HPE, que inclui o HPE Machine Learning Development Environment para treinar rapidamente modelos de grande escala, e o HPE Machine Learning Data Management Software para integrar, rastrear e auditar dados com recursos de AI reproduzíveis para gerar recursos confiáveis e modelos precisos.