A operadora de TV por assinatura Net Serviços fechou o segundo trimestre com receita líquida de R$ 466,2 milhões, o que representou um aumento de 21,2% em relação aos R$ 384,7 milhões apurados no mesmo período de 2005. O lucro líquido da operadora alcançou R$ 21,8 milhões, um incremento de 5,9% em relação ao período de abril a junho do ano passado, quando fechou com R$ 20,5 milhões.
No primeiro semestre, a receita líquida da Net Serviços subiu 20,6%, alcançando R$ 905 milhões contra R$ 750,5 milhões no mesmo semestre de 2005. O lucro líquido atingiu R$ 28,9 milhões, alta de 88,1% em comparação com o primeiro semestre do ano passado, quando registrou R$ 15,4 milhões.
?Estamos conseguindo implementar nossa estratégia de crescimento, aproveitando as oportunidades que o mercado está nos proporcionando por meio de uma postura mais agressiva de vendas. Além disso, temos nos empenhado em oferecer produtos e serviços que nos diferenciem da concorrência?, explica Francisco Valim, presidente da Net Serviços.
Neste ano, segundo ele, a Net Serviços aumentou a base de clientes de todos os serviços que oferece. No segmento de TV por assinatura, houve um crescimento de 14% no número de assinantes durante o segundo trimestre em comparação com igual período de 2005 ? passou de 1,458 milhão para 1,662 milhão de assinantes.
Em banda larga, onde atua sob a bandeira Vírtua, a Net Serviços obteve crescimento de 110% em relação ao mesmo período de 2005, passando de 253,5 mil para 532,2 mil assinantes conectados. No segmento de voz, o Net Fone via Embratel, lançado em abril passado, fechou o mês de junho com 49,3 mil usuários.
No segundo trimestre de 2006, o Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado ficou em R$ 125,9 milhões, alta de 10,3% em comparação aos R$ 114,2 milhões do segundo trimestre de 2005. A margem Ebtida apresentou ligeira queda, de 30% para 27%, devido, especialmente, a ações de marketing e promoções de vendas com o objetivo de atrair novos clientes. No primeiro semestre, o Ebtida consolidado foi de R$ 242,3 milhões. Subiu 6,2% em relação ao mesmo período de 2005, quando atingiu R$ 228,2 milhões.
A receita média por usuário (ARPU), que considera o somatório das receitas de TV por assinatura e de banda larga sobre o número médio de clientes conectados, passou de R$ 107,8 no segundo trimestre de 2005 para R$ 120,7 no mesmo período deste ano. O crescimento foi de 12% e reflete a estratégia da companhia de aumentar a quantidade de produtos vendidos por cliente.
Na Bolsa de Valores de São Paulo houve 2,2 bilhões de negócios com as ações da companhia no segundo trimestre, 45% acima dos 1,4 bilhão de negócios do mesmo período de 2005. O volume financeiro movimentado também subiu, saindo de R$ 910 milhões no segundo semestre de 2005 para R$ 2,6 bilhões neste trimestre (alta de quase 190%).
?O aumento na liquidez reflete os esforços da companhia em mostrar um resultado operacional consistente e buscar constantemente a adoção das melhores práticas em termos de governança corporativa?, afirma o diretor financeiro e de relações com investidores da Net Serviços, Leonardo Pereira.