De olho no aumento da base de PCs instalados no mercado corporativo, a IBM desenvolveu uma solução customizada que integra hardware, software e serviços para gerenciar ambientes distribuídos e de vários fornecedores a partir de um custo mensal por usuário. Segundo números da FGV (Fundação Getúlio Vargas), a marca atual de 50 milhões de computadores deve dobrar até 2011 ou 2012, e a IBM aposta que grande parte desse número terá como destino as empresas.
O DMS (Desktop Management Service) envolve o gerenciamento, suporte e manutenção dos desktops usados pelos funcionários. De acordo com a IBM, é possível reduzir os custos de TI em até 30% com a solução, uma vez que o cliente evita a aquisição de novas máquinas e tem à disposição um serviço de suporte 24 horas por dia. A cada três anos as máquinas podem ser substituídas por novas sem custos adicionais ao cliente.
"Em uma conta simples, esse tipo de solução é bastante vantajosa. Quando se faz uma compra tradicional de um equipamento por meio de um parcelamento mensal, ficam de fora os benefícios de manutenção, suporte e gerenciamento de ativos que são feitos pela IBM com o serviço de DMS", explica o gerente de serviços para usuários finais da IBM Brasil, Flavio Veríssimo.
O Gerenciamento de Desktops também conta com um opcional de gerenciamento remoto dos equipamentos que permite realizar diagnóstico e ações preventivas à distância. Usando um chip, é possível gravar todas as informações da máquina para que, em caso de pane, uma rede externa possa identificar o problema, mesmo com o computador desligado.