A Vertem, holding focada no desenvolvimento de ecossistemas de negócios e o Grupo Guanabara, considerado um dos maiores grupos de empresas de transporte de passageiros do País, desenvolveram o programa de fidelidade Viva, uma plataforma completa de benefícios que podem ser aproveitados pelos clientes que utilizarem os serviços das companhias que fazem parte da sua rede de parceiros. O programa foi lançado em abril deste ano e já está disponível em todo o Brasil.
O programa foi desenvolvido por meio do trabalho conjunto entre a LTM, uma das empresas da Vertem e outras seis companhias do segmento rodoviário que fazem parte do grupo Guanabara. São elas: Guanabara, Real Expresso, Rápido Federal, Útil, Sampaio e Brisa. Na aliança, a LTM é a responsável por gerir o programa por meio de sua expertise em loyalty, adotando as mais variadas estratégias e ferramentas para atingir o objetivo de fidelizar os clientes do Grupo Guanabara e rentabilizar o novo negócio.
Para o lançamento do Viva, a Vertem realizou uma ampla consultoria, na qual foi estudado a fundo o setor e as iniciativas similares já existentes, de forma a conceber algo realmente novo e atrativo para os usuários. Foi, então, desenvolvido um plano de negócios que apontou para uma viabilidade econômico-financeira do projeto. Com isso, o Grupo Guanabara tomou a decisão de realizar o investimento.
Um dos principais benefícios do novo programa é a fidelização de novos clientes na plataforma por meio da implementação de um vasto ecossistema de negócios. O programa funciona por meio do resgate de pontos conquistados na compra de viagens, que podem ser aplicados em passagens e produtos ou serviços no marketplace disponibilizado por uma rede de parceiros do grupo com mais de 200 mil opções de itens, como eletrodomésticos, eletrônicos, cosméticos, artigos esportivos, entre outros.
Na estratégia, essa nova percepção de valor agregada ao participante por meio do ecossistema foi um diferencial considerável. A partir do desenho deste novo projeto, ele consegue, em um lugar só, trocar os pontos acumulados por passagens rodoviárias ou outros produtos, bem como comprar itens de um mix de varejistas associados, garantindo o ganho de cashback em pontos para ser usado livremente (por meio do shopping Viva). Além disso, também há a possibilidade de transferir benefícios de outros programas para o Viva, por meio de um processo de coalizão.
A Vertem montou ainda uma estrutura, formada por recursos alocados e compartilhados, e faz a gestão completa do programa, sempre apresentando e aprovando todas as estratégias junto ao Grupo Guanabara. Os recursos vão desde pessoas de negócios, BI, desenvolvimento (TI) e comunicação, até licenças de sistemas e subcontratações de empresas, como central de atendimento.
Para o Grupo Guanabara, os benefícios do projeto são avaliados em duas frentes. A primeira, sob o ponto de vista da fidelização, considerando que seus clientes terão vantagens ao escolher o Viva. A outra, é sob a ótica de investidora, já que o modelo de negócio se mostra altamente promissor, considerando-se todas as possíveis fontes de receita previstas.
"A ideia é que os clientes do grupo tenham uma percepção maior de valor em relação aos serviços prestados. Assim, a compra de passagens por meio do programa de fidelidade Viva integra o passageiro a um marketplace de benefícios, no qual ele pode desfrutar de novas passagens e outros produtos à medida em que se engaja no ecossistema do Grupo Guanabara", afirma Raphael Mello, CEO da LTM.
O projeto foi iniciado em 2019, retomado em 2020 – em meio à recente crise desencadeada pela pandemia – e lançado em 2021. "O setor rodoviário vem passando por um processo de transformação intenso, com mudanças no marco regulatório e novas concorrências que são beneficiadas por não estarem sujeitas às mesmas exigências que as empresas reguladas do setor. Isso motivou o Grupo Guanabara a se movimentar em busca da criação de algo realmente inovador com relação aos demais concorrentes, resultando na parceria com a LTM e a Vertem", completa Raphael.
A Vertem possui expertise na criação e gestão de programas de fidelidade e incentivo de seus clientes, o que a diferencia de outros players do mercado. Nesse projeto, a holding foi responsável por todo o processo de construção do modelo, antes mesmo de ser contratada para o desenvolvimento do programa.
"Por ser o primeiro grande programa de fidelidade do setor com essas características, o programa Viva se torna pioneiro e referência para demais iniciativas. Por ser um modelo dinâmico e baseado em uma ferramenta de inteligência artificial, é uma inovação que pode ser aplicada para diversas frentes de negócio, otimizando o resultado e a relação de compra dos consumidores", finaliza o executivo.