Com duração de 12 meses, o acordo prevê os serviços de levantamento e análise de requisitos e de desenvolvimento de ambientes de dados não-estruturados de Big Data e Data Lake. Além disso, estão previstas as atividades de desenvolvimento de sistemas baseados em Inteligência Artificial (IA) e similares, e de desenvolvimento de ambientes de dados estruturados de Data Warehouse e Data Marts.
Um dos principais objetivos do contrato é criar uma visão integrada de Inteligência Artificial e de Analytics no Prodest. Outra meta é fazer com que as gerências técnicas da autarquia tenham mais condições de implantar soluções de IA e Analytics que agreguem valor aos serviços prestados pelo Instituto aos órgãos públicos no Estado.
Melhores práticas
De acordo com o gerente de Gestão de Informação do Prodest, Leandro Barbieri, foi criado um grupo de estudo com analistas de todas as gerências técnicas (Gesin, Geope, Gesup e Geinf), com o objetivo de classificar, por meio de técnicas de Ciências de Dados, o código da tabela de temporalidade a ser usado em um processo no Sistema Eletrônico de Protocolo (SEP).
"O apoio de uma empresa especializada pode nos auxiliar no processo de definição das melhores práticas relacionadas à área de dados. Além disso, vai contribuir com a celeridade do processo de aprendizado na construção dos primeiros modelos estatísticos baseados em machine learning", pontuou Leandro Barbieri.