A SC CapRock, operação brasileira do grupo Speedcast, provedora de comunicações críticas que tem acordo com a Nokia para implementar redes LTE privadas, firmou acordo global para venda dos serviços corporativos da Starlink.
O Nokia Digital Automation Cloud (DAC), uma solução avançada de redes privadas 4.9G/LTE e 5G, será integrado aos serviços Starlink. Esse acordo vai habilitar a expansão da conectividade para as redes privadas em regiões remotas ou ainda não cobertas, por meio dos satélites de baixa órbita Starlink, fornecendo o link de conectividade à solução Nokia.
A SC CapRock implementa redes LTE privadas com equipamentos da Nokia, com quem tem um acordo de longo prazo. "Esse acordo é focado nas aplicações de missão crítica em localidades remotas do Brasil ainda não atendidas. As aplicações de missão crítica demandam uma conectividade de baixa latência (até 100ms). A associação entre a rede LTE privada NDAC (Nokia Digital Automation Cloud) com a Starlink viabiliza esse requerimento e vai ampliar a cobertura para nossos clientes", afirmou André Gustavo Sant'Anna, country manager da SC CapRock no Brasil.
As duas empresas – SC CapRock e Nokia – já executaram uma rede LTE privada para a Origem Energia conectar suas usinas de gás natural e poços associados de energia em municípios de Alagoas e da Bahia.
Com a nova parceria incorporando a Starlink, os clientes podem expandir sua cobertura simplesmente implantando estações rádio base portáteis e usando a rede de satélite da Starlink como um link de backhaul para transportar os dados das estações de volta para um núcleo DAC sem fio privado já implantado. Essa abordagem diminui a complexidade para locais remotos pois reduz a necessidade de instalação de um novo núcleo sem fio privado, de novas torres e de um sistema de energia.