A Inteligência Artificial Generativa é o assunto do momento. Com certeza você já deve ter lido muitos artigos e notícias sobre o tema – para o bem e para o mal. Um dos motivos para que esta ferramenta seja atraente é o fato de usar modelos de linguagem para conversar com usuários e fornecer respostas em tom natural de maneira quase que instantânea.
E não para por aí. Está fazendo sucesso a habilidade de sumarizar conteúdos complexos, tornando-os mais acessíveis e fáceis de entender, eliminando a necessidade de o usuário buscar informações em fontes diversas ou ler longos textos.
Por essas e outras vantagens, essa inovação pode ser útil para profissionais que precisam lidar com grande quantidade de informações e desejam otimizar o tempo de pesquisa e análise.
Áreas como jornalismo, marketing, publicidade, pesquisa, consultoria, atendimento ao cliente, programação, contabilidade, entre outras, podem se beneficiar das habilidades da IA Generativa para acessar informações relevantes e transformá-las em insights e soluções para clientes e empresas.
A IA Generativa mais popular no momento é o ChatGPT, criado pela OpenAI. Mas existem outras ferramentas similares no mercado, como o Amazon Bedrock, plataforma que permite aos desenvolvedores melhorarem seus softwares com sistemas de IA capazes de gerar textos.
Já para a criação de narrativas interativas, com textos, imagens, vídeos, animações e aplicativos baseados em histórias, vem ganhando atenção o Google Bard, que traz no DNA a linguagem de programação JavaScript.
Os exemplos citados acima são interfaces que têm por trás um LLM (Large Language Model), modelo treinado que consegue interpretar, sumarizar e gerar conteúdo coerente e relevante.
Longe de substituir completamente as habilidades humanas, essa tecnologia aprimora o trabalho humano, liberando os profissionais para se concentrarem em tarefas mais complexas e estratégicas, otimizando o tempo de maneira mais valiosa. Então, não tema a IA Generativa, alie-se a ela.
Como tornar a IA Generativa uma forte aliada?
Uma das maneiras é se familiarizando com a tecnologia e aprendendo a usá-la em seu favor. Profissionais de atendimento, por exemplo, ao explorar todo o potencial da tecnologia passam a fornecer respostas mais rápidas e precisas aos clientes.
Além disso, a IA Generativa pode ser usada como ferramenta de aprendizado e qualificação, permitindo ao profissional obter informações relevantes e atualizadas sobre o mercado e se conectando com outros especialistas em sua área de atuação. Vira um dínamo de conhecimento.
E o segredo do sucesso está nas mãos do usuário, ao conduzir a IA Generativa. Quanto mais instigantes, diferenciadas e ricas forem as perguntas e colocações, melhores e mais ricos serão os resultados trazidos pela nova e poderosa aliada.
E a cereja desse bolo é a capacidade de a tecnologia se comunicar de forma mais natural e humana do que chatbots tradicionais, resultado de uma arquitetura de rede neural. O que o possibilita aprender a partir de uma grande quantidade de dados textuais, e desenvolver uma linguagem cada vez mais humana.
IA Generativa no mundo corporativo
São muitas as vantagens proporcionadas pelo uso da IA Generativa no mundo corporativo, entre elas:
Eficiência: na automação de tarefas rotineiras e repetitivas, permitindo que os profissionais foquem em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado.
Redução de custos: a automação de tarefas pode levar a uma redução nos custos operacionais da empresa, já que menos recursos humanos e tempo serão necessários para executar as mesmas atividades.
Atendimento 24 horas: as empresas podem fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a necessidade de contratar mais funcionários para trabalhar em turnos noturnos ou nos finais de semana.
Personalização e Melhoria da experiência do cliente: pode ser programado para fornecer respostas rápidas e com base nas preferências e histórico de compras, aumentando a satisfação do cliente.
Inovação: permite que as empresas inovem em seus processos e serviços, oferecendo novas formas de interação' com os clientes e melhorando a eficiência dos processos internos.
Cabe às áreas de negócios estudar a ferramenta e se certificar de que a sua implementação esteja alinhada aos valores da empresa e necessidades de clientes e funcionários. E à organização criar regras de uso para proteger informações confidenciais e estratégicas.
Traduzindo a IA Generativa
Alguns avanços recentes incluem maior capacidade de processamento e armazenamento de dados, especialmente do ChatGPT, permitindo modelos de linguagem maiores e mais complexos, além de melhorias na capacidade de compreensão de textos ambíguos e sarcásticos e na capacidade de produzir respostas mais humanas.
Adição de recursos de geração de código, permitindo que a IA possa produzir trechos de código de programação a partir de descrições em linguagem natural, também vem contribuindo para a alegria de muitos programadores, um dos grupos mais beneficiados pela tecnologia.
O interessante é que a IA Generativa pode ajudá-los a automatizar tarefas rotineiras, como a escrita de código, teste de software e a solução de problemas comuns. E ainda criar programas com mais eficiência, economizando tempo e recursos, além de aprender novas linguagens de programação.
Alerta amarelo
Vale destacar sobre o uso responsável da IA Generativa. É essencial que as empresas estabeleçam regras do seu uso pelos colaboradores, especialmente em relação às informações confidenciais. Essa tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa e eficaz para a comunicação e colaboração, mas também pode representar risco de segurança se não for usado adequadamente.
Por isso, as organizações devem estabelecer políticas claras de segurança da informação e garantir que todos os colaboradores estejam cientes das diretrizes para o uso da IA Generativa. Isso inclui definir quais tipos de informações podem ser compartilhadas e quais devem ser tratadas com confidencialidade.
Treinamento e conscientização sobre segurança da informação, adoção de boas práticas de segurança, como o uso de senhas fortes e a autenticação de dois fatores, são estratégias valiosas nesse novo mundo com o avanço da IA Generativa. Pode virar o jogo e inovar quem souber explorar essa tecnologia com inteligência, perspicácia e segurança.
Fabio Hashimoto, diretor de Data Analytics e Iot na Logicalis.