Empresas poderão ter subvenção para inovação tecnológica, diz ministro

0

O Ministério da Ciência e Tecnologia lança na próxima semana um programa de subvenção que permitirá as empresas do ramo de informática desenvolver inovações tecnológicas encomendadas e pagas pelo governo.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21/8) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, ao abrir em Recife o seminário internacional Índia/Brasil, promovido pela Fundação Gilberto Freyre. Segundo ele, esse tipo de encomenda tecnológica, comum nos países desenvolvidos, não era permitido no Brasil até a entrada em vigor da Lei da Inovação, no ano passado.

Rezende disse que a idéia é lançar três editais, que já estão prontos, no total de R$ 500 milhões. "Um é para convocar empresas a apresentarem projetos de pesquisa e desenvolvimento em sete temas da política industrial e tecnológica, com prioridade para produtos específicos como no caso da TV digital, conversores, transmissores, software."

De acordo com o ministro, o outro edital diz respeito à liberação de verbas para que as empresas possam contratar mestres e doutores e o último convoca parceiros como fundações de apoio a pesquisa, que irão contribuir com contrapartida e apoio na seleção de pequenas empresas de arranjos produtivos locais.

Segundo Rezende, trata-se de um investimento de doação, por contrato, pelo qual as empresas recebem recursos federais e se comprometem a desenvolver uma determinada tecnologia para uso do governo. Os recursos para o programa são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que neste ano tem um orçamento de R$ 1,3 bilhão.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.