A prestação de serviços de terceirização de RH já é uma atividade econômica expressiva no mercado brasileiro. Somente no ano passado, o setor movimentou no país cerca de R$ 700 milhões, segundo pesquisa da Associação Brasileira dos Provedores de Outsourcing de RH (ABPO-RH), que reúne as principais empresas fornecedoras de serviços de terceirização de processos de RH no Brasil.
O estudo, que mapeou 200 médias e grandes empresas para verificar o índice de adesão à terceirização de processos de RH, apontou ainda que o segmento mais importante para o outsourcing de processos de recursos humanos no ano passado foi o de manufatura, com um peso de 15,7% no faturamento total do setor. Em seguida veio o comércio (supermercados, lojas de departamento, drogarias e concessionárias de veículos) com 11,4% e a construção civil com 9,5%.
As instituições financeiras apareceram, em 2006, como o quarto maior mercado de terceirização, com uma participação estimada em 9,4%. A quinta posição ficou com as operadoras de telecomunicações, 8,3% de participação, com destaque para os chamados serviços de atendimento (call centers).
Também foram levantados os principais motivos que levam as empresas a terceirizarem seus processos. A redução de custos aparece com 70,5%, seguida por fatores como melhores práticas, 55,4%, mais tempo para se dedicar ao negócio 35,4%, acompanhar a concorrência, 20,4% e outros 34,5%.
De acordo com Eduardo Quadrado, presidente da ABPO-RH, nos últimos anos, o número de empresas que tem recorrido à terceirização das áreas de recursos humanos vem se multiplicando de forma significativa no mercado brasileiro. ?E a pesquisa veio para confirmar este cenário.?
O estudo é um complemento do trabalho que a ABPO-RH vem desenvolvendo, como entidade independente que tem como objetivos principais certificar todos os associados com o mesmo padrão de qualidade, promover ações de responsabilidade social e ambiental, além de criar um selo de garantia de qualidade dos serviços prestados pelos sócios.