Com a meta de crescer 20% neste ano em receita, a DocPath, software house de origem espanhola, deu início a um programa de canais para comercializar sua solução de gestão de documentos para empresas de médio porte no Brasil. A empresa, que tem receita anual da ordem de 7 milhões de euros e uma equipe de 60 funcionários, firmou um acordo em março passado com a Info-Print, joint venture entre a IBM e a Ricoh na área de impressão e documentos.
De acordo com Julio Olivares, presidente e fundador da companhia, esse novo programa de parceiros tem como objetivo incrementar as vendas indiretas por meio de um modelo baseado em parceiros credenciados e autorizados.
A DocPath atua na área de soluções financeiras e de seguros e sua carteira de clientes no Brasil é formada por companhias como o Banco Itaú, Santander, Casas Bahia, Banco do Brasil, Spaipa-Coca Cola, Perdigão e Riachuelo. Ela também presta serviços para o HSBC no México e Carrefour na Espanha.
"A Casas Bahia padronizou nossa solução para gerenciamento de contratos de crédito nas lojas e outros tipos de serviços de impressão, como emissão de etiquetas para movimentação de mercadorias", conta Olivares.
As soluções, batizadas o i-Tools e z-Tools, permitem a geração e impressão de documentos a partir de diferentes ambientes. Desenvolvidas em plataformas iSeries e zSeries, da IBM, respectivamente, o usuário pode instalar o motor gerador da solução em uma máquina em qualquer outra plataforma de baixo custo, como sistemas HP-UX, IBM-AIX, Linux, .Net e Java.
"O uso destes softwares possibilita a realização de processos completos de geração de documentos a partir de uma outra máquina, aliviando a carga de trabalho no host, sem perda de controle. Tanto i-Tools como z-Tools podem ser aplicações totalmente autônomas", afirma o diretor.
Software como serviço
As soluções de gerenciamento de documentos, segundo Olivares, são bastante parametrizáveis, o que pode implicar numa variação de custo entre US$ 100 mil e US$ 300 mil, em média. "Mas estamos pensando em oferecer a solução no modelo de SaaS, inclusive já temos um cliente na Espanha fazendo essa solicitação."
Em atividade desde 1992, a multinacional espanhola produz soluções que, atualmente, cobrem o ciclo de vida completo de um documento, desde seu desenho e geração a partir de dados variáveis até a sua distribuição, apresentação, arquivamento, gestão e recuperação em banco de dados. Também possui ferramentas de captura, identificação e digitalização de documentos em papel.
Opera com filiais nos Estados Unidos, Chile e no Brasil, e tem representantes em mais 16 países. Nos Estados Unidos ela comprou a operação do seu próprio distribuidor, incorporando dez funcionários e uma carteira de 200 clientes.
- Mercado de nicho