Microsoft, Yahoo e Amazon se unem contra o Google

0

Microsoft, Yahoo e Amazon planejam se unir a empresas, entidades sem fins lucrativos e livrarias para se oporem ao acordo do Google com as editoras e autores sobre a digitalização de livros impressos e outros materiais provenientes de acervos de diversas bibliotecas importantes norte-americanas para veiculá-los na internet, no seu serviço Google Books, a maior biblioteca virtual do mundo.
De acordo com o jornal New York Times, o grupo, que se chamará Open Book Alliance, será liderado pelo advogado especializado em ações antitruste Gary Reback e pela organização sem fins lucrativos Internet Archive.
O grupo pretende formalizar uma ação no Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) alegando que o acordo entre as editoras e o site de buscas é anticompetitivo. De acordo com Reback, algumas organizações que representam autores também estão interessadas em fazer parte da Internet Archive.
A Microsoft e o Yahoo confirmaram o interesse no grupo, mas a Amazon se recusou a comentar o assunto. O CEO do site de vendas on-line, Jeffrey Bezos, criticou o acordo em entrevista concedida ao jornal americano no início de junho deste ano.
O acordo entre o Google e associações de autores e editoras foi fechado em outubro do ano passado e desde então o DOJ o está investigando (veja mais informações em "links relacionados" abaixo). As partes envolvidas no acordo declararam que ele foi feito para o bem público, já que vai facilitar o acesso das pessoas aos livros. Reback acredita que o acerto trará consequências negativas inimagináveis e imprevisíveis para o setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.