O número de assinantes de serviços GSM no mundo ultrapassará a marca de 4 bilhões em setembro, segundo projeções da 3G Americas, organização criada para promover a tecnologia GSM e as evoluções das redes 3G atuais.
De acordo com a entidade, o número de assinantes que migrou dos serviços GSM e 3G cresceu 19% na região das Américas no segundo trimestre, atingindo um total de 561 milhões de conexões. Globalmente, a adoção da tecnologia GSM aumentou 20%, e nos últimos 12 meses foram adiconados 645 milhões novos assinantes de serviços 3G.
Caribe e América Latina foram as regiões que apresentaram o maior crescimento do uso da tecnologia GSM.
Segundo a 3G Americas, enquanto o número de usuários da tecnologia CDMA registrou queda no segundo trimestre, as conexões GSM cresceram 22%, atingindo 90% do mercado da região.
Eva Benguigui, analista sênior da consultoria para o mercado de telecomunicações da Informa Telecoms & Media, aponta que as taxas de crescimento das conexões de banda larga móvel na América Latina são impressionantes por causa do acesso limitado à internet em banda larga fixa na região. Segundo ela, as grandes operadoras veem a região como uma grande oportunidade para a implantação da tecnologia 3G, diante da perspectiva de geração de receita.
- Banda larga móvel