População com mais de 50 anos é o pote de ouro do marketing, diz Nielsen

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    Pessoas com mais de 50 anos de idade, os chamados boomers, são a geração mais valiosa na história do marketing dos Estados Unidos, e encontrar maneiras de conquistá-las ou manter a sua lealdade se tornou crucial nas estratégias de qualquer empresa, sob pena de perder para a concorrência um segmento cujo poder não para de crescer.

    O alerta é da empresa de pesquisa Nielsen, que toma como base achados do relatório Most Valuable Generation (a geração mais valiosa), elaborado em conjunto com a BoomAgers.

    De acordo com o relatório, dentro de cinco anos 50% da população dos Estados Unidos terão 50 anos ou mais. Essa parcela de consumidores responde por 50% de todos os dólares gastos em bens de consumo, atualmente.

    Compradores online prolíficos, eles têm na Internet sua principal fonte de inteligência para comparações antes de fazer grandes compras, como carros e artigos de decoração. Os dados apontam que um terço deles compra online. O segmento gasta perto de US$ 7 bilhões na Internet.

    A população dos Estados Unidos com mais de 50 representa, segundo o Nielsen:

    -> 33% de todos os usuários online (53% dos boomers estão no Facebook)
    -> 33% de todas as mídias sociais e usuários do Twitter
    -> 49% (cerca de US$ 230 bilhões) do total de vendas de bens de consumo
    -> 44% da população dos EUA
    -> 70% dos rendimento disponível nos EUA
    -> 40% dos clientes que pagam por serviços de comunicação sem fio
    -> 41% das pessoas que compram computadores da marca Apple

     
    E, ainda assim, esse universo de consumidores de alto potencial, que são os boomers, tem sido praticamente ignorado pelos profissionais de marketing e publicitários, à medida que saem da popular faixa etária de 18 a 49 anos,  revela o Nielsen.

    O instituto de pesquisa afirma que menos de 5% da publicidade criada nos Estados Unidos tem como público principal indivíduos com mais de 50 anos.

    Uma explicação, segundo os  pesquisadores, é o fato de que, no passado, campanhas destinadas ao grupo demográfico de 18 a 49 anos trouxeram, de fato, enormes resultados para empresas e marcas.

    Acontece, eles alertam, que a população com mais 50 atingiu cerca de 100 milhões de consumidores, e deverá crescer 34% até 2030, contra uma expansão de apenas 12% do segmento de 18-49 anos no mesmo período.

    Os dados do relatório apontam que nos próximos cinco anos os boomers, nascidos entre 1946 e 1964, deverão controlar 70% do rendimento disponível nos Estados Unidos.

    Eles herdarão US$ 15 trilhões nos próximos 20 anos e, a medida que envelhecem e deixam a população economicamente ativa, a maioria (67%) pretende gastar mais tempo e dinheiro com hobbies e outros interesses.

    Para os analistas, as duas abordagens mais arriscadas de marketing, nesse contexto, são: assumir que a lealdade desse segmento está garantida, ou continuar ignorando-o e ao seu crescente poder de consumo.

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