Consumo online de produtos sustentáveis cresce 40% no Brasil

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O consumo online de produtos sustentáveis segue se consolidando no Brasil. É o que revela a nova edição do estudo divulgado pelo Mercado Livre sobre o consumo de produtos com impacto positivo na plataforma, aqueles cujo consumo promove a redução de impactos no meio ambiente e/ou a geração de benefícios socioambientais. De acordo com a pesquisa, o consumo desses itens cresceu 40% no país, ficando acima da média da América Latina, cujo crescimento foi de 30%. Os dados foram coletados no período de abril de 2022 a março 2023, entre os milhares de usuários do Mercado Livre no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.

Denominado de 'Tendências de consumo online com impacto positivo', o estudo aponta que mais de 4,4 milhões de pessoas compraram mais de 7,6 milhões de produtos considerados sustentáveis na América Latina no ano passado. No Brasil, foram adquiridos 4,2 milhões de itens de impacto positivo, isto é, 55% do total desses produtos vendidos na região. Em mais um ano, os dados reforçam a crescente demanda no país por produtos que gerem benefícios para o planeta e para as pessoas, em busca de um estilo de vida e hábitos mais sustentáveis.

O estudo revela, ainda, que o Brasil continua a se destacar a partir do aumento do número de pessoas que compram produtos sustentáveis. Dos mais de 4,4 milhões de usuários que compraram produtos de impacto positivo na região, o Brasil responde por 60% dessa fatia,  um crescimento de 29% em relação ao levantamento anterior – na América Latina, o crescimento foi de 27%.

Esse consumo também gera impactos para os empreendedores de impacto positivo, cujo número de vendedores aumenta à medida que a categoria se fortalece e ganha visibilidade. Na América Latina, houve um aumento de 8% no volume de marcas e empreendedores que comercializam produtos sustentáveis, ultrapassando a barreira dos 57 mil na região. Desse total, 37% estão no Brasil, onde o crescimento foi de 15% em relação à pesquisa anterior.

"No Mercado Livre, temos a oportunidade de facilitar o acesso dos usuários a produtos mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, impulsionar marcas e empreendedores de triplo impacto. Por meio de uma curadoria especializada, oferecemos a mais ampla oferta de produtos com impacto socioambiental positivo em um só lugar, facilitando melhores decisões de compra e apoiando aqueles os usuários que desejam se tornar agentes de mudança", afirma Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.

Desde 2019, o Mercado Livre conta com uma seção dedicada exclusivamente a produtos sustentáveis, democratizando o acesso dos consumidores e a visibilidade para empresas e empreendedores de impacto socioambiental. Além disso, busca destacá-los dentro das demais categorias, em campanhas sazonais e na ficha técnica dos produtos do marketplace que, desde janeiro deste ano, contam com um atributo de impacto positivo. Ao todo, são cerca de 30 categorias e mais de 143 milhões de produtos disponíveis na região, dentre itens que promovem a redução de resíduos, produzidos de maneira responsável ou com eficiência energética e baixa emissão de CO2.

Além disso, com o objetivo de impulsionar negócios de impacto na região, a companhia mantém parceria com o Sistema B, para apoiar a comercialização das empresas certificadas pela organização.

Produtos mais buscados

Nos últimos seis meses, as buscas por produtos sustentáveis dobraram tanto no Brasil quanto na América Latina. Atualmente, são 130 buscas por minuto no país e 230 buscas por minuto na região. Em todos os países contemplados no estudo do Mercado Livre, incluindo o Brasil, o termo mais pesquisado foi bicicleta. No país, o item bicicleta foi seguido nas buscas por filtro de água, garrafa térmica, painel solar, ar condicionado, coletor menstrual, fralda ecológica, calcinhas menstruais e cápsulas reutilizáveis.

Mais vendidos

No Brasil, as bicicletas estiveram entre os 5 itens de impacto positivo mais vendidos, seguidas por purificadores de água, garrafas reutilizáveis, microondas com alta eficiência energética e leites vegetais. Em se tratando de crescimento de vendas, as fraldas reutilizáveis lideram no país, com aumento expressivo de 190% em relação ao ano anterior.

Já no quesito categoria, tanto em outros países da América Latina quanto no Brasil, Esporte e Fitness é a que lidera em vendas, sobretudo os produtos como bicicletas e garrafas reutilizáveis. Na sequência aparecem as categorias 'Equipamento energeticamente eficiente' e 'Alimentação consciente', esta que engloba alimentos orgânicos e veganos, por exemplo. As categorias que mais cresceram foram: 'Bebês', com itens como fraldas reutilizáveis, cujo crescimento foi de 250% na América Latina e 290% no Brasil; e 'Eletrônicos Recondicionados', que observou aumento de 160% no país e 110% na região.

O estudo aponta ainda que algumas tendências continuam a se consolidar, a exemplo da categoria 'Cuidado pessoal com impacto positivo', que registra mais de 220 compras diárias no Brasil. Dentro dela, o absorvente lavável é o item líder nas preferências pelo terceiro ano consecutivo. Outra forte tendência é a de 'Moda com impacto positivo', que tem sido cada vez mais uma opção de escolha dos usuários, com crescimento de 13% em relação ao período anterior. Nos últimos dois anos, a venda de itens que englobam essa categoria teve aumento de 210%. A categoria 'Alimentação consciente' também se destaca, onde as buscas aumentaram notavelmente nos últimos meses, com alta de 130%.

Perfil do consumidor

Uma pesquisa adicional realizada em abril de 2023, com usuários do Mercado Livre na América Latina, mostrou também o que pensam os usuários sobre consumo de produtos e sua relação com o impacto socioambiental. Segundo os dados, 7 em cada 10 pessoas pesquisadas concordam que suas decisões de compra podem ter  impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades. Nesse contexto, o que mais impacta na escolha de artigos de impacto positivo é a sua durabilidade, o cuidado com a biodiversidade e embalagens recicladas, recicláveis ou compostáveis.

Outro dado que se destaca é a percepção dos consumidores sobre os desafios desta agenda. Assim como no ano passado, 9 em cada 10 usuários concordam que a situação ambiental é 'muito preocupante'. Ainda assim, existe uma lacuna entre a intenção declarada de adotar um estilo de vida mais sustentável e as ações cotidianas, o que se pode verificar nos resultados obtidos nesta nova edição da pesquisa: 63% dos entrevistados garantiram que procuram não agredir o meio ambiente, mas desse total, apenas 65% separam seus resíduos para coleta seletiva.

O estudo ainda revela que o consumo de produtos de impacto positivo tem atingido os mais diversos públicos, sobretudo as novas gerações. Consumidores da geração Z, por exemplo, foram os que mais cresceram (50%) na mesma comparação. Em relação à pesquisa divulgada no ano passado, os Millenials representam 40% dos compradores de produtos sustentáveis, sendo os que mais compram esses itens. A geração X, que engloba pessoas entre 42 e 58 anos, compreende 30% dos consumidores sustentáveis na América Larina. Já no quesito consumo de itens que se enquadram em alimentação consciente, os chamados Baby Boomers estão acima da média, com uma frequência de compra 15% maior.

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