O impacto da Inteligência Artificial nos testes de Software

0

A tecnologia está em constante evolução e, por isso, ganha espaço em diferentes áreas de empresas do setor de TI e em diversos outros segmentos do mercado. A Inteligência Artificial (IA) e o Aprendizado de Máquina (Machine Learning) têm se destacado como inovações poderosas, e com o objetivo de aprimorar a precisão e reduzir os custos nos ciclos de testes, as empresas adotam essas tecnologias para alcançarem as performances digitais desejadas.

A aplicação de técnicas de IA e Machine Learning no teste de software é uma tendência emergente. Tradicionalmente, a criação manual e a execução de testes de regressão automatizada têm sido um desafio para as equipes de qualidade. Com as tecnologias, torna-se possível o desenvolvimento, trazendo melhor estabilidade e diminuição de testes flaky, definidos como testes que retornam aprovações e falhas ao mesmo tempo, apesar de nenhuma alteração ao código.

Com ferramentas de automação que usam IA, os localizadores podem ser corrigidos automaticamente. Os testes automatizados garantem que as mesmas etapas sejam executadas de forma consistente e sem erros, resultando em uma cobertura de testes mais abrangente e confiável. Além disso, os desenvolvedores podem se beneficiar dos testes automatizados para identificar e corrigir problemas antes mesmo de serem enviados para a equipe de Garantia de Qualidade.

As tecnologias oferecem uma cobertura de verificação mais ampla e profunda, analisando detalhes como o conteúdo de memória, tabelas de dados e estados internos do programa. Essa abordagem abrangente é fundamental para melhorar a qualidade do software e garantir um produto mais confiável. Além disso, a ferramenta de IA possibilita a análise do código fonte, verificando quais testes devem ser executados conforme a mudança realizada no software, e também permite que os usuários finais se envolvam no processo de realização de testes exploratórios e na identificação de problemas específicos que afetam a experiência.

A incorporação das inovações na indústria de testes de software está transformando radicalmente a forma como estes são realizados. À medida que a tecnologia continua a avançar, podemos esperar novos testes autônomos e a interação contínua entre IA e humanos para melhorar ainda mais a qualidade do software.

A IA e o Aprendizado de Máquina estão se tornando elementos cruciais na qualidade de software, proporcionando maior precisão, eficiência e cobertura de testes. Com a adoção crescente dessas tecnologias, as organizações se posicionam de forma competitiva e oferecem uma experiência aprimorada aos clientes. É fundamental que as empresas abracem essa evolução para atender às demandas do mercado e garantir excelência em produtos e serviços.

Stênio Viveiros, Principal Consultant Quality da keeggo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.