A Star Alliance, aliança de companhias aéreas mundiais, e dois de seus membros, a United Airlines e a Lufthansa, deram início a um programa destinado a criar uma plataforma com tecnologia da próxima geração para ser usada pelas empresas de aviação em seus serviços de passageiros.
A empresa escolhida para desenvolver a plataforma comum de TI para a aliança foi a Amadeus, fornecedora internacional de tecnologia de informação para o setor de viagens, mas o valor do contrato não foi revelado. A nova plataforma substituirá os sistemas de TI atualmente em uso na United e na Lufthansa. Outros membros da aliança estão estudando a adoção do novo sistema.
O CEO da Star Alliance, Jean Albrecht, disse que a plataforma comum de TI da Star Alliance representa a concretização de um objetivo estratégico traçado há bastante tempo, ?orientado pelas metas de servir melhor o cliente, reduzir significativamente os custos de tecnologia da informação e aumentar de forma dramática a velocidade com a qual passaremos a oferecer novos produtos ao mercado?.
Para o presidente da Amadeus, José Antonio Tazón, por sua vez, o anúncio ?sublinha o valor único oferecido por nossa linha Altéa de soluções de TI para linhas aéreas e alianças, no competitivo ambiente atual?.
A Lufthansa começará a transferir as primeiras funções de seu sistema atual para a plataforma comum no segundo semestre de 2006 e espera concluir o trabalho antes do fim de 2007. A United ainda está elaborando seu programa de migração.