O Google solicitou nesta sexta-feira (21/9) às autoridades de defesa da concorrência da União Européia a autorização para adquirir a DoubleClick, empresa líder no gerenciamento de anúncios online, por US$ 3,1 bilhões. O pedido gerou reação imediata dos concorrentes e uma resposta nada animadora da Comissão Européia.
Em comunicado, o órgão da UE disse que havia estabelecido um prazo até 26 de outubro para examinar a transação e, quando a data chegar, ela pode aprová-la, prorrogar seu prazo de avaliação por duas semanas ou iniciar uma investigação em profundidade com quatro meses de duração, segundo o americano The Wall Street Journal. A comissão também já enviou questionários a concorrentes e clientes perguntando sua opinião sobre a transação.
A advogada do Google para questões sobre computação, Julia Holtz, disse que a empresa está solicitando que a Comissão Européia estude a aquisição proposta por acreditar que a transação seja positiva tanto para os usuários quanto para os anunciantes, e que promova a concorrência..
Mas o rival Yahoo imediatamente divulgou comunicado sobre o acordo, apelando por uma revisão em profundidade da comissão, já que ?a transação suscita questões importantes sobre o futuro da publicidade na internet?. Outros concorrentes, como a Microsoft também solicitaram que as autoridades antitruste dos Estados Unidos observem com atenção a aquisição proposta, alegando que o Google teria controle demasiado sobre o mercado de publicidade online caso o negócio seja aprovado. A empresa já apresentou documentos sobre a aquisição à Federal Trade Commission dos Estados Unidos e às autoridades de regulamentação da competição na Austrália
O Google anunciou o negócio com a DoubleClick em abril. Veterana no mercado de anúncios online, a empresa foi criada em 1996 e pertencia aos fundos de private equity Hellman & Friedman e JMI Equity and Management. Ela tem sede em Nova York, nos Estados Unidos, 17 escritórios e 15 data centers. Emprega cerca de 1,2 mil funcionários.