O presidente da Federal Communications Commision (FCC), Julius Genachowski, anunciou nesta segunda-feira, 21, novos planos para manter a internet num ambiente politicamente neutro. Segundo o New York Times, o órgão do governo americano que regula o setor de telecomunicações no país, quer que os provedores de acesso à internet do país mantenham suas redes abertas.
Mesmo com a decisão final prevista para ocorrer somente no segundo trimestre de 2010, a FCC coloca a questão do controle na internet e a relação dos provedores de acesso com os consumidores como tema central das discussões. Segundo o órgão, os provedores têm se vangloriado de, sozinhos, terem total controle sobre o acesso à rede mundial nos Estados Unidos.
Teoricamente, segundo o jornal americano, o anúncio de Genachowski beneficia os consumidores e frustra os provedores, que têm que lidar com cada vez mais pessoas tendo acesso a cada vez mais conteúdo ao mesmo tempo. Porém, na visão do jornal, um aumento na demanda por acesso significa apenas problemas de suporte para os provedores, e descentralizar esse controle aliviaria a quantidade de falhas com as quais eles teriam que lidar.
O documento com as novas regras de neutralidade da internet devem ser publicados agora em outubro.publicados já em outubro deste ano.
- Redes abertas