A receita do mercado mundial de software de segurança deve atingir US$ 14,5 bilhões neste ano, o que, se confirmado, representará um aumento de 8% na comparação com o ano passado. Segundo o Gartner, de 2007 para 2008, esse crescimento foi de 19%, e em 2010, com a recuperação da crise, deve ser de 13%, totalizando US$ 16,3 bilhões.
O segmento de consumidores finais deve se manter como o maior mercado para o setor neste ano, representando 25% da receita total, crescimento de 4% em relação a 2008. O segmento corporativo, porém, apresentará taxas melhores na comparação com o ano anterior, crescendo 9% neste ano.
Segundo Ruggero Contu, analista de pesquisas do Gartner, 2009 foi marcado pela consolidação do mercado de segurança, com a McAfee comprando a Secure Computing e a Symantec adquirindo a MessageLabs, por exemplo. Ele acredita que o movimento continuará durante o ano de 2010, e, à medida que os usuários finais têm buscado cada vez mais serviços que integram diversas funções de segurança virtual, os fornecedores serão obrigados a atender essa demanda já no ano que vem.
- Sinais de recuperação