A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) pretende em breve munir seus carteiros com 1,8 mil smartphones. Dentro dos aparelhos haverá um aplicativo Java desenvolvido internamente pela companhia para que eles alertem o momento da entrega de encomendas enviadas pelos serviços Sedex 10, logística reversa e Correios Shopping. A confirmação da entrega será enviada gratuitamente por SMS para os clientes. A novidade será testada em breve em Bauru/SP e deve ser estendida para o Brasil inteiro no começo de 2011. Para o primeiro ano de funcionamento, os Correios estimam que será necessário comprar 10 milhões de mensagens de texto corporativas junto a algum broker do mercado. O projeto entrará em fase de pesquisa de preços dentro de duas ou três semanas para a compra tanto dos smartphones quanto das mensagens de texto.
Os Correios estudam também a possibilidade de enviar um SMS para os destinatários das encomendas avisando sobre a entrega com algumas horas de antecedência, de forma e reduzir o índice de entregas não realizadas por ausência de pessoas nos endereços de destino. O problema para implementação desse serviço específico, porém, é a dificuldade de firmar um contrato de SLA (service level agreement) com as operadoras para evitar o atraso no envio das mensagens de texto.
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