O projeto de inclusão digital do governo federal Telecentros.BR vai reunir pela primeira vez, em Brasília, representantes da coordenação do programa e de 58 entidades parceiras de todos os estados para conhecerem o processo de implantação das unidades no país. Evento organizado pelo Ministério do Planejamento vai discutir e analisar, entre esta terça-feira, 21, e a sexta-feira, 24,
a qualificação dos bolsistas que atuam nos telecentros como monitores, instruindo a comunidade sobre o uso dos computadores.
A idéia é ajustar os procedimentos sobre o funcionamento e criação de telecentros para ampliar o acesso à internet de brasileiros que vivem principalmente em localidades mais distantes das grandes cidades. O programa aprovou no início deste ano o apoio a 10 mil unidades em todas as regiões, sendo 3.514 já em funcionamento e outras 6.508 em fase de instalação.
O encontro faz parte das ações definidas em agosto deste ano, quando em outra reunião coordenadores dos polos regionais e nacional, responsáveis pelo curso de formação dos bolsistas, discutiram estratégias para a capacitação de cerca de 18 mil jovens monitores, que começaram a ser selecionados em todo o país. O treinamento da primeira turma deve iniciar em dezembro. Eles cumprirão 480 horas/aula no formato de ensino a distância.
- Inclusão