A terceira versão do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG 3.0) foi lançada nesta quarta-feira, 21, no evento Acessibilidade Digital – um direito de todos, realizado em Brasília. O e-MAG é um conjunto de recomendações para padronizar a oferta de conteúdos nos portais do governo federal, com o intuito de melhorar o acesso de pessoas com deficiências visual, auditiva, locomotora e mental.
O modelo de acessibilidade, criado em 2005, foi institucionalizado no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP), por meio da Portaria nº 3, de 7 de maio de 2007, tornando sua observância obrigatória nos ambientes virtuais do governo brasileiro. Por isso, o e-MAG é uma ferramenta para orientar os servidores públicos que trabalham com o desenvolvimento e adequação das ferramentas colocadas nos portais.
Para o secretário adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Jorge Alves, os projetos desenvolvidos pelo estado brasileiro devem buscar a inclusão de todas as pessoas. “Temos de criar mecanismos para facilitar a acessibilidade de todos os cidadãos brasileiros, para que ninguém fique excluído”, disse Alves.
Parceria do Ministério do Planejamento com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o evento Acessibilidade Digital, que será realizado no Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, reunirá gestores do governo, analistas de tecnologia de comunicação, organizações não-governamentais e pessoas com deficiência.
Além do modelo de acessibilidade, também será lançado no evento o Portal da Pessoa com Deficiência (www.pessoacomdeficiencia.gov.br/). Este é o primeiro site do governo federal seguindo os padrões do e-MAG 3.0 e servirá de referência para os órgãos governamentais por dispor de conteúdos acessíveis.
A programação do encontro também inclui palestras de especialistas na área sobre temas como o pioneirismo em acessibilidade; casos de sucesso; deficientes visuais como usuários e programadores de computadores; avaliação da acessibilidade em sítios; e o resultado da avaliação de duzentos portais do Governo Eletrônico Brasileiro.