A Nokia e a Microsoft anunciaram nesta quarta-feira, 21, no blog oficial da parceria envolvendo o Windows Phone, um pacote voltado aos desenvolvedores do Symbian, antigo sistema operacional da fabricante finlandesa. O objetivo é auxiliá-los na adaptação à nova plataforma. O pacote inclui, além do mapa de APIs (interfaces de programação), um guia de cem páginas e um calendário de eventos para desenvolvedores sobre o Windows Phone, chamados de Nokia Windows Phone Training. O primeiro deles acontece nesta quarta-feira, 21, em Paris.
De acordo com as empresas, o material complementa as cartilhas divulgadas anteriormente para desenvolvedores dos sitemas operacionais iOS, da Apple, e Android, do Google. Na prática, com o material, os desenvolvedores podem analisar as APIs de seus aplicativos e buscar por classes, métodos e notificações equivalentes no Windows Phone.
Anunciado no primeiro semestre, o Windows Phone é a aposta da Nokia para recuperar a liderança de mercado perdida para a Samsung, com a linha de smartphones equipada com o sistema do Google, e para a Apple, com o iPhone. Na semana passada, o executivo-chefe (CEO) da Nokia, Stephen Elop, prometeu, em entrevista à imprensa chinesa, que o primeiro aparelho seria lançado até o fim do ano.