A Benner Sistemas acaba de anunciar mais um importante passo dentro do conceito de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Em parceria com a Organização Iniciativa Verde, a Benner compensará anualmente suas emissões de carbono com o plantio de mudas na Serra da Mantiqueira por meio do projeto de compensação voluntária Carbon Free – aliada ao projeto Conservador das Águas, o qual recupera a área do Sistema Cantareira.
Em 2020, as emissões de CO2 da Benner foram da ordem de 422,44 que serão compensadas com o plantio de 1.801 árvores na Serra da Mantiqueira e todo seu processo poderá ser acompanhado por meio do site da Iniciativa Verde, pelo ID 4868. De acordo com VP de Inovação e Tecnologia da Benner, Marcelo Murilo, além de minimizar prejuízos ao meio ambiente, o que motivou a empresa a apostar em iniciativas alinhadas ao ESG foi o impacto positivo que estes projetos causam aos clientes, colaboradores e parceiros. "Nosso objetivo é investir na questão da sustentabilidade empresarial e pensar além da nossa companhia, mas na sociedade como um todo", explica.
Além da parceria com a Iniciativa Verde, a companhia vem adotando políticas internas para a redução do consumo de energia, da utilização de papel, através de assinaturas digitais e diminuição na quantidade de impressoras por unidade, além da otimização de viagens e deslocamentos dos funcionários. "Este mês comemoramos o Dia da Árvore, e iniciativas de sustentabilidade estão cada vez mais inseridas no cotidiano da empresa. Isso reflete a importância da conscientização e comprometimento que precisamos ter com o meio ambiente e com a sociedade", afirma o executivo.
Projetos sociais permeiam os corredores da Benner
Ainda dentro do conceito de ESG, a Benner também promove iniciativas sociais em diferentes frentes. O Programa de Inovação Interna da Benner, Benner Labs, por exemplo, foi criado para promover a criatividade e o intraempreeendedorismo do time de colaboradores. Por meio dele, os funcionários podem sugerir alterações em processos, melhorias para o cliente, reduções de custo, além de novos produtos e serviços que promovam o sucesso dos clientes. Para Murilo, o Benner Labs não é apenas uma área, é a tradução da cultura da empresa. "Com ele nós mantemos acesa a chama da inovação, valorizando as ideias de quem vive nosso dia a dia e está próximo de nossos clientes", garante.
Além do Benner Labs, a companhia promove encontros mensais entre colaboradores de diferentes unidades, por meio do Comitê de Diversidade e Inclusão, a fim de discutir novos projetos e desmembramento das ações que envolvem todos os funcionários, bem como fomentar discussões sobre saúde emocional, contextos sociais, diversidade de gênero, raça, deficiência e LGBTQIA+. Pensando no cenário da pandemia, a Benner desenvolveu ainda o App Benner Cuida, no qual os colaboradores têm acesso a um serviço de orientação psicológica e informação em saúde, seja via telefone ou videochamada, que funciona 24 horas, reduzindo assim, os riscos e proporcionando maior tranquilidade aos funcionários e seus familiares.
Marcelo Murilo assegura que a Benner segue focada em implementar o conceito de ESG na rotina da companhia, uma vez que, neste momento, para as empresas permanecerem competitivas no mercado, é crucial ampliar o compromisso com as boas práticas que envolvem o meio ambiente, a sociedade e uma boa gestão empresarial.
"Já faz alguns anos que os conceitos da governança corporativa estão inseridos no dia a dia da companhia, com um conselho bem estruturado e atuante, processos de auditoria interna e externa – além de políticas rígidas e bem difundidas de transparência, ética e de combate à corrupção. Mas isto não é suficiente para garantir o futuro da companhia, por isto as iniciativas ambientais e sociais agora também estão do topo de nossas prioridades", esclarece Murilo.
Por fim, o executivo reforça que ao adotar práticas de ESG, é imprescindível priorizar a sustentabilidade, apoiar a diversidade e inclusão social – dentro e fora da empresa -, concentrando-se em fortalecer a governança corporativa e as relações com os parceiros. "Entendendo a relevância das práticas ESG na atual conjuntura, podemos concluir que a visão de um 'capitalismo responsável', permeado por questões de sustentabilidade e focado no longo prazo, não se trata mais de uma tendência passageira, mas de um novo estilo corporativo", finaliza.